Pela Liderança durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexões acerca das denúncias de corrupção envolvendo ministérios do atual governo. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Reflexões acerca das denúncias de corrupção envolvendo ministérios do atual governo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2011 - Página 46321
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APREENSÃO, EXCESSO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, MINISTERIOS, CRITICA, CONDUTA, CARLOS LUPI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), SOLICITAÇÃO, POSIÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, venho à tribuna desta Casa na tarde de hoje para falar da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29. Aprontei tudo para falar sobre esta emenda, esta emenda que leva, que transfere dinheiro, recursos para a saúde, logicamente do meu Brasil e do meu querido Estado do Pará, mas a minha obrigação constitucional me empurra para voltar a falar de corrupção na tarde de hoje. Aliás, há vários dias que tento mudar de assunto e não consigo, Senador Mozarildo, por causa da corrupção que toma conta do nosso País.

            Vejo que até estou cansando as pessoas; posso até estar desagradando alguns; mas esses que estão com certeza achando ruim pensem que estou defendendo o direito de cada um de vocês, brasileiros e brasileiras. São vocês que pagam os impostos. Esse dinheiro desviado, roubado de vocês, do bolso dos brasileiros, seria para a saúde, para a educação, para a segurança deste País. É este dinheiro que está sendo desviado.

            Como eu poderia deixar de falar, Brasil, quando o Ministro... jamais aconteceu isso em nosso País, nunca aconteceu isso na República Federativa deste País. Jamais se viu a queda de cinco ministros por corrupção neste País. Era um escândalo antigamente quando se afastava um ministro, a Pátria ficava chocada. Hoje virou norma, é normalidade. E os Ministros corruptos ainda são capazes de desafiar a Presidente da República. Aonde chegamos, Brasil? O Ministro ir a público, ir a jornal dizer que só sai se for à bala? Dizer em público à Nação brasileira que só sai se for à bala. E, no mesmo dia, na mesma hora, no momento em que o Ministro presta a declaração, dizendo que só sai do Ministério à bala, a imprensa publica o desvio de R$3,7 milhões para uma ONG fantasma.

            Eu quero ver, Dilma, agora eu quero ver se tu tens pulso ou não tens. Estás desafiada! Se eu fosse Vossa Excelência, Presidenta, com um desafio desse tamanho...

            Mostre, TV Senado, mostre ao Brasil o que o jornal O Globo publica hoje: ”Lupi desafia Dilma: ‘Só saio à bala’”. Aonde chegamos, Brasil? Aonde chegamos!

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Olhe o que os ministros corruptos deste País estão chegando!

            E eu vou ler. É mais um desafio, Presidenta. Tenho certeza de que a senhora não vê, não houve a TV Senado, a Rádio Senado, mas tenho certeza de que têm informações disso, têm informações do que a gente fala aqui, porque é importante para a sua administração.

            Vejam o que o Ministro ainda diz. “O Ministro se reuniu por 3 horas com o partido e saiu com uma declaração de apoio da maioria para ficar no cargo. Lupi e o comando do PDT decidiram desafiar a Presidenta da República”! 

            Ponha na rua hoje! Demita hoje, Presidenta! Demita esse safado hoje! É um safado!

(Interrupção do som.)

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Quer pôr moralidade neste País, porque o País precisa urgente de moralidade. Este País está na lama da corrupção. Nunca se viu tanta corrupção no Brasil. Quando se falar na história do Partido dos Trabalhadores tem que se dizer que foi na administração do PT que a corrupção banhou este País, que a corrupção desgraçou este País.

            “Lupi e o comando do PDT - [já vou descer, Srª Presidenta] - decidiram desafiar a Presidenta Dilma. E ainda avisaram que, em caso de demissão, o Partido deixa o Governo.

            Presidenta, agora é que vou ter certeza se Vossa Excelência quer realmente...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - ...fazer uma faxina, uma limpeza na corrupção deste País.

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para encerrar, Senador.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Desço dizendo, repetindo, mais uma vez, Srª Presidenta - desço já, Srª Presidenta, mas não posso deixar de falar isso diariamente aqui em defesa do meu País, do meu Estado -, o quanto o brasileiro está perdendo com tanta corrupção.

            Desço, Presidenta, dizendo à Nação que na história do PT neste País tem que se dizer que o PT manchou a República com uma lama de corrupção.

            Muito obrigado, Srª Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2011 - Página 46321