Comunicação inadiável durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inauguração da Casa do Migrante, no Oiapoque, que contou com a presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da inauguração da Casa do Migrante, no Oiapoque, que contou com a presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2011 - Página 46581
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, CARLOS LUPI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), INAUGURAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, MIGRANTE, MUNICIPIO, OIAPOQUE (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), ESPECIFICAÇÃO, PROJETO, ASSISTENCIA, BRASILEIROS, OBTENÇÃO, VISTO DE PASSAPORTE, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO, FRONTEIRA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, SURINAME, GUIANA.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, permita-me fazer aqui breve registro acerca da presença do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e sua equipe, em nosso Estado, o Amapá.

            Não desejo entrar no mérito dos recentes questionamentos em torno de S. Exª, que ao cabo e à hora deverá explicar toda essa controvérsia em torno das denúncias mais recentes.

            O que desejo destacar é que a visita marcou no Oiapoque, a inauguração da Casa do Migrante, uma espécie de suporte para os brasileiros que desejam entrar no Platô, mas ainda dependem de visto de autorização para isso.

            O Ministro Lupi seguiu diretamente para Cayenne, na Guiana Francesa, onde alguns de nossos colegas de bancada estavam presentes para recepcioná-lo.

            Também estiveram presentes as autoridades guianenses-francesas que estão interessadas no projeto que estabelece o protocolo de aproximação entre o Amapá e a Guiana Francesa.

            Nosso registro acena uma celebração de proximidade entre os povos.

            O visto para entrar na Guiana Francesa já é uma realidade, e quem o deseja já pode tirar em 24 horas.

            Essa inauguração da Casa do Migrante em Oiapoque consiste na verdade num passo muito importante para essa relação transfronteiriça que o Amapá vem buscando há algum tempo com os países que compõem o Platô - Suriname, República da Guiana e Guina Francesa. Inclusive, é conveniente lembrar que, de 30 de novembro a 2 de dezembro deste ano, acontecerá por lá o II Encontro Internacional Transfronteiriço.

            Srª Presidente, caros amigos, um século de história marca a atuação do lendário Barão do Rio Branco, então Ministro das Relações Exteriores, que à época conseguiu que fossem estabelecidos os limites territoriais, demarcando a fronteira entre o Oiapoque e a Guiana Francesa. A demarcação das terras, porém, não significou a separação dos povos. Pelo contrário, continuaram se relacionando de forma amistosa e produtiva.

            Nos últimos anos, a relação de cooperação entre brasileiros e franceses vem se fortalecendo dia a dia. O espírito de cooperação e participação do povo amapaense nesse processo é louvável. Existe mesmo um foco particular no processo de migração e constituição de relações sociais na cidade do Oiapoque.

            Além de se tornar referência para brasileiros em busca de oportunidades, Oiapoque tem sido importante no processo de relações internacionais na fronteira, acionado principalmente pela presença de turistas franceses nas transações comerciais entre guianenses e brasileiros e pelas ações de cooperação entre os governos do Brasil e da França. Daí a nossa nota de louvor pela inauguração da Casa do Migrante, tema desta pequena homenagem.

            Selamos aqui nosso constante trabalho em favor dos sonhos e das expectativas da população do Oiapoque em torno dessa estrutura de incentivo ao turismo e à cooperação comercial.

            Era o que tinha a dizer nesta tarde de hoje, Srª Presidente. Seguindo o exemplo do Senador Pedro Simon, vou devolver dois minutos do meu tempo para contribuir com a celeridade dos trabalhos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2011 - Página 46581