Comunicação inadiável durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão em face dos recentes conflitos entre a polícia e os estudantes na Universidade de São Paulo; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Reflexão em face dos recentes conflitos entre a polícia e os estudantes na Universidade de São Paulo; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2011 - Página 46583
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, CONFLITO, POLICIA, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ESTUDANTE, DESAPARECIMENTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ELOGIO, EFICIENCIA, SECRETARIA, JUSTIÇA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SOLUÇÃO, CRIME.
  • APREENSÃO, EXCESSO, REGISTRO, HOMICIDIO, POLITICO, MUNICIPIO, JANDIRA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, diante dos acontecimentos ocorridos, ontem e nesses últimos dias, na Universidade de São Paulo envolvendo estudantes e as Polícias Militar e Civil, quando 72 alunos que ocupavam o prédio da reitoria foram detidos e após o pagamento de fiança de R$545,00, um salário mínimo cada, liberados, considero importante trazer uma reflexão.

            As manifestações de opinião são fundamentais numa democracia e para preservação e fortalecimento da democracia, mas elas devem ser realizadas com o devido respeito a cada ser humano, bem como ao patrimônio público e privado. No caso em questão, as instalações da Universidade de São Paulo, instituição essencial para toda a sociedade e, em especial, para os próprios estudantes. Os estudantes da Universidade de São Paulo, claro, têm a responsabilidade de serem aqueles que, ao lado dos professores e funcionários, estejam sempre a preservar e cuidar daquilo que é tão precioso como patrimônio público e, em especial, para os próprios estudantes.

            Na manhã de hoje, fui informado pelo Deputado Adriano Diogo - que ontem havia acompanhado os estudantes que foram detidos até o distrito policial e ali procurou realizar o melhor entendimento possível e cumprimento o Deputado Estadual Adriano Diogo por sua iniciativa - que o estudante do 5º semestre de História, da Universidade de São Paulo, e diretor da UNE, Carlos Henrique Leite Silva teria desaparecido desde às 7 horas da manhã de ontem, ocasião em que foi visto pela última vez à frente da Reitoria da Universidade de São Paulo por seus colegas e, inclusive, por imagens da Internet.

            Pois bem, de imediato, liguei para seu pai, o Sr. Heitor Claudio Leite Silva, procurei saber mais informações e telefonei, então, para a Secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e para o Secretário de Segurança, Ferreira Pinto, solicitando a adoção das providências necessárias para localizar o paradeiro de Carlos Henrique.

            Felizmente, há pouco mais de uma hora, recebi o telefonema do próprio pai, o Sr. Heitor Claudio Leite Silva, e, agora, há instantes, quando estava adentrado no Plenário, do Secretário Ferreira Pinto, dizendo que, felizmente, o Carlos Henrique Leite Silva, de 22 anos, foi encontrado na casa de um colega. O pai disse que ele teve uma certa dificuldade, até de natureza de saúde, por isso foi levado para a casa de seu colega, de um amigo, mas, felizmente, foi resolvido, já se sabe o paradeiro e sua família está tranquilizada.

            Quero agradecer a gentileza e a eficiência com que a Secretária de Justiça Eloisa de Sousa Arruda e o Secretário Ferreira Pinto tiveram com este caso. Transmito a eles o apelo no sentido de que possam sempre a Polícia Militar e a Polícia Civil agir com o melhor bom senso para evitar ocasiões de violência, quaisquer que sejam.

            Então, quero ainda, Srª Presidenta, informar da preocupação com o Município de Jandira, porque hoje, Srª Presidenta Marta Suplicy, o Sr. Olivar Vianna me informou do assassinato, ontem à tarde, do pré-candidato a Prefeito de Jandira pelo PSC, Luiz DeCarli Filho.

            Não é o primeiro assassinato de um político, pois, em 2010, ali, o Prefeito da cidade Braz Paschoalin, do PSDB, um ex-vereador e um suplente de vereador haviam sido assassinados.

            O comerciante Luiz DeCarli Filho, o Goiaba, foi morto a tiros no fim da tarde de terça-feira, em frente ao bar do qual é proprietário.

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O velório ocorria no Ginásio Municipal, e o corpo seria enterrado no fim da (Fora do microfone.) tarde de hoje.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para encerrar, Senador.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Ele havia alertado, no jornal Folha de Jandira, que já tinha levado nove tiros em um atentado Ele tinha dito que parece que os políticos de Jandira resolvem as coisas na bala e criticou a segurança e a administração municipal.

            É importante que a Secretaria de Segurança possa solucionar esse crime da maneira a melhor possível e que possam os políticos em Jandira ter uma atitude muito melhor, mais civilizada e de acordo com os princípios da democracia e do respeito aos seres humanos.

            Srª Presidente, muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2011 - Página 46583