Fala da Presidência durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à ampliação do número de canais da TV Senado na Internet, que possibilitará o acompanhamento pela Internet, em transmissão ao vivo, das reuniões do Plenário e de todas as comissões técnicas e especiais.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
IMPRENSA, SENADO.:
  • Referente à ampliação do número de canais da TV Senado na Internet, que possibilitará o acompanhamento pela Internet, em transmissão ao vivo, das reuniões do Plenário e de todas as comissões técnicas e especiais.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2011 - Página 31997
Assunto
Outros > IMPRENSA, SENADO.
Indexação
  • ANUNCIO, AMPLIAÇÃO, CAPACIDADE, TRANSMISSÃO, INTERNET, TELEVISÃO, SENADO, OBJETIVO, MELHORIA, DIVULGAÇÃO, TRABALHO, SENADOR, ATUAÇÃO, COMISSÃO, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Aproveito, enquanto não se conclui a votação, para comunicar à Casa que, nesta segunda-feira, o Senado deu mais um passo importante na busca da transparência completa das atividades desta Casa.

            A partir desta semana - peço a atenção dos Srs. Senadores -, será possível ao cidadão, onde quer que ele esteja no mundo, acompanhar pela Internet, em transmissão ao vivo, as reuniões deste plenário e de todas as comissões técnicas e especiais em funcionamento. Essa melhoria na divulgação dos trabalhos do Senado se fará graças à ampliação do número de canais de TV Senado na Internet, que se iniciou na web com quatro canais e se completa, agora, com oito canais na nossa página.

            Portanto, pelo endereço www.senado.gov.br/tv, o cidadão brasileiro, o eleitor, vai ter à sua disposição oito canais capazes de disponibilizar, em tempo real, as discussões, debates e votações que ocorram ao longo de todo o dia no Senado e nas comissões.

            Atualmente, o Senado tem 11 comissões temáticas permanentes e outras 35 subcomissões. Estão em funcionamento, também, duas comissões parlamentares de inquérito e três comissões temporárias. Toda semana, acontecem em média 22 reuniões de comissões, que totalizam quase 50 horas de trabalho dos Senadores fora do plenário. As reuniões das comissões começam já na segunda-feira pela manhã e só se encerram na sexta-feira à tarde. Às terças, quartas e quintas, acontecem reuniões simultâneas de até sete comissões e subcomissões.

            Essa é mais uma etapa no esforço que a Mesa Diretora alcança, com a colaboração das equipes da Secretaria de Comunicação Social e do Prodasen, e que culminará com a instalação de novos canais digitais de TV nas capitais brasileiras. E, para isso, para que isso se concretize, aguardamos apenas que o Ministro das Comunicações assine as consignações, parte delas já autorizadas pela Anatel.

            A Internet, como é sabido de todos, tornou-se uma das plataformas, mais dinâmicas, rápidas e fáceis para assistir a filmes, notícias e programas de televisão. Dedicamos, hoje, três vezes mais tempo aos computadores do que à televisão. As organizações do futuro têm que estar preparadas para oferecer seus produtos e serviços em todas as plataformas disponíveis.

            O Senado, mais uma vez, está tomando a dianteira neste processo. Depois de colocar no ar a TV Senado e a Rádio Senado, criar uma agência de notícias pela Internet, lançar um jornal e colocar notícias nos telefones celulares, o Senado está cada dia mais presente nas redes sociais.

            Assim, quero repetir, e peço a atenção dos Srs. Senadores, que com essa disponibilização de oito canais da TV Senado na Internet e o breve aumento da banda larga disponibilizada pelo Prodasen, mais uma vez os cidadãos exercerão o seu direito de saber como são discutidas e se fazem as leis no País, além de tomar conhecimento dos importantes debates, discussões e decisões que aqui acontecem todos os dias. É um grande avanço que tenho o prazer de anunciar ao Plenário da Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2011 - Página 31997