Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa., em evento realizado em São Paulo - SP, organizado pela jornalista Ana Paula Padrão, para debater a situação da mulher no mercado consumidor e a luta por direitos iguais.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Registro da participação de S.Exa., em evento realizado em São Paulo - SP, organizado pela jornalista Ana Paula Padrão, para debater a situação da mulher no mercado consumidor e a luta por direitos iguais.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2011 - Página 32034
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CERIMONIA, ORGANIZAÇÃO, JORNALISTA, LOCAL, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEBATE, SITUAÇÃO, MULHER, DETALHAMENTO, IMPORTANCIA, CONSUMIDOR, MERCADO INTERNO, LUTA, IGUALDADE, DIREITOS, MERCADO DE TRABALHO, POLITICA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Senador Paim, primeiro, quero dizer que não cheguei a tempo das votações, mas acompanho não apenas o meu partido mas o bloco todo, votando nos indicados. Fico feliz que esta Casa tenha conseguido fazer tantas votações no dia de hoje.

            Senador Paim, eu aqui não estava porque estou de retorno do Estado de São Paulo, da cidade de São Paulo, onde participei durante todo o dia de um evento organizado pela jornalista Ana Paula Padrão e que contou com inúmeras autoridades, Deputadas, Ministras, lá estava a Ministra Iriny, das Mulheres, debatendo o novo momento e a situação da mulher neste novo momento. Eu era a única Senadora presente e participaram em torno de quatro Deputadas Federais.

            O que é importante, Sr. Presidente, é que a questão da mulher, ela vem assumindo um espaço fundamental crescente, porque, para o meio empresarial, fica claro hoje o papel da mulher no mercado de consumo. A mulher comanda o consumo. A mulher é proprietária de quase 60% dos cartões de crédito do Brasil, mas não podemos conviver... Por um lado, é essa a realidade e, por outro lado, são as que recebem 30% dos salários em relação aos homens. São aquelas que só ocupam 11%, em média, das cadeiras do Parlamento brasileiro, Presidente, Senador Paim. Então, é uma realidade que precisa ser debatida e ela vem sendo debatida por todas as classes sociais, sejam trabalhadoras, operárias, camponesas, parlamentares, empresárias. Isso é importante.

            Então, quero aproveitar a oportunidade que V. Exª me dá para cumprimentar os organizadores do evento, a Ana Paula Padrão, que levou palestrantes da mais alta qualidade, brasileiros e estrangeiros, para falar dessa questão da luta das mulheres por direitos iguais no Brasil e no mundo inteiro, Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2011 - Página 32034