Discurso durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulação aos finalistas do 4º Concurso de Redação do Senado, que tomaram posse, hoje, como Jovens Senadores, destacando o representante do Estado do Acre, o aluno Alex Uilian; e outros assuntos

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Congratulação aos finalistas do 4º Concurso de Redação do Senado, que tomaram posse, hoje, como Jovens Senadores, destacando o representante do Estado do Acre, o aluno Alex Uilian; e outros assuntos
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2011 - Página 47554
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ALUNO, ENSINO MEDIO, GANHADOR, PREMIO, REDAÇÃO, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, PARTICIPANTE, ESTADO DO ACRE (AC).

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC) - Sr. Presidente Randolfe Rodrigues, telespectadores da TV, ouvintes da Rádio Senado, eu fiz questão de me manifestar nesse final de sessão sobre algo que hoje me impactou profundamente. Eu já havia feito um registro, aqui da tribuna do Senado, do concurso de redação realizado pelo Senado Federal, que trouxe como tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz” e mobilizou alunos da escola secundária de todo o Brasil, na idade entre 16 e 19 anos. E houve uma classificação estadual, onde os melhores alunos de cada Estado formaram um grupo de Senadores mirins que participaram hoje de um ato, de uma solenidade, com a presença do Presidente do Senado, José Sarney, com a Senadora Vanessa Grazziotin, a Senadora Ana Amélia, de tal maneira que nós presenciamos esses jovens talentosos de todo o Brasil, um representante de cada Unidade da Federação, fazendo a sua reflexão, por meio da escrita, sobre qual é o Brasil que podemos construir. O tema da redação, repito, era “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”.

            Quero aqui fazer uma referência especial ao representante do Estado do Acre, o aluno Alex Uilian, da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, um jovem que venceu os concorrentes de todo o Estado do Acre e veio compor esse grupo que, durante quatro dias, vai atuar aqui, no Senado Federal, na condição de Senadores mirins. Quero fazer essa referência ao Uilian - já disse isso em entrevista para uma TV do Estado do Acre e repito aqui, da tribuna do Senado - porque me senti bastante sensibilizado com sua vitória, porque a arte de se expressar por meio da escrita é uma forma de manifestarmos os nossos sentimentos em relação ao mundo. E eu devo dizer e devo reconhecer que me vi naquele jovem garoto porque foi assim que também comecei no mundo da atividade profissional. Eu comecei escrevendo em jornal depois de ter aprendido minimamente a técnica da escrita. Escrevo razoavelmente bem e devo dizer que me sinto devedor da escrita por ter podido ser jornalista, secretário de comunicação e hoje Senador da República Federativa do Brasil. De tal maneira que a escrita é uma forma inigualável de inclusão social. E se há uma forma de nos prepararmos para ser um vitorioso é aprendendo a escrever clara e corretamente quais são os nossos sentimentos, quais são as formas que imaginamos serem as mais adequadas para expressar aquilo que defendemos.

            Então, dessa maneira, queria me congratular, mais uma vez, com o jovem Alex Uilian, com a sua família, com os seus professores lá da Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, na parte mais ocidental do Brasil e do Estado do Acre, e dizer que estou muito feliz com o fato de esse jovem de Cruzeiro do Sul ter sido vencedor do Estado do Acre. Congratulo-me com ele! Estive com ele na solenidade em que recebeu o seu certificado. Estive também no plenário do Senado, com ele e com os demais Senadores mirins, que vão ficar aqui até o dia 19 de novembro, atuando no Senado Federal. No final, eles apresentarão um projeto de lei de autoria deles próprios, que será apreciado e terá tramitação normal aqui na Casa.

            Portanto, o Senado Federal está de parabéns pela promoção deste concurso de redação, bem como todas as escolas do Brasil que tiveram alunos participando deste concurso. Vamos nos preparar melhor para o ano de 2012, visto que hoje já foi lançado o novo desafio do concurso de redação do ano que vem. Tenho certeza de que um número maior de alunos de todo o Brasil vai participar.

            Quero dizer também, Senador Randolfe Rodrigues, que hoje a bancada federal do Acre esteve reunida para discutir as emendas coletivas à proposta de lei orçamentária de 2012. E a reunião da bancada federal do Acre vem se repetindo há vários anos. Devo dizer, com muito orgulho, que todas as emendas do Estado do Acre são discutidas de maneira bem transparente, democrática, com a presença de todas as instituições. Nesta reunião de hoje, coordenada por mim - sou o coordenador da bancada federal neste ano de 2012 -, manifesto aqui com muito orgulho que contamos com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Adair Longuini; da Presidenta do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargadora Eva Evangelista de Souza; do Procurador da República do Acre, Paulo Henrique; do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Procurador Samy Barbosa, e também do Chefe da Defensoria Pública. Além do Prefeito da capital do Rio Branco, Raimundo Angelim, que representa todos os prefeitos do Acre, da Associação dos Municípios do Acre, vereadores, deputados e outras autoridades do Acre com a bancada federal.

            Discutimos as emendas de bancada e chegamos a um consenso em relação às emendas que são geridas pelo governo do Estado, pela prefeitura do Estado e por outras prefeituras, principalmente a de Cruzeiro do Sul, porque as prefeituras menores acabam recebendo emendas por intermédio do governo do Estado.

            E eu manifesto aqui com bastante satisfação que a discussão foi bem aberta, democrática, transparente e com total responsabilidade da bancada federal do Acre. Havia uma dúvida se hoje conseguiríamos alcançar quórum, mas, a exemplo do que aconteceu hoje aqui no plenário, que contou com 67 Senadores presentes, a nossa reunião da bancada federal do Acre foi bastante representativa. Alguns justificaram a ausência, mas contamos com a presença da maioria, de maneira que vamos cumprir à risca o prazo de 23 de novembro para apresentação do relatório com todas as emendas e suas devidas justificativas - isso está registrado na ata dessa reunião, que está assinada por todos os parlamentares que estiveram presentes e por aqueles que representaram os que não puderam vir.

            Dessa forma, encerramos esta quarta-feira com a certeza de que cumprimos bem o nosso dever e, se Deus quiser, vamos ter, em 2012, um desempenho um pouco melhor no que diz respeito à liberação desses recursos. Precisamos dar valor às emendas de bancada. As emendas individuais têm a sua importância, mas são muito pontuais. As emendas estratégicas, aquelas que verdadeiramente contribuem para a infraestrutura dos Estados e que podem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento dos nossos Estados da região Norte são, efetivamente, as emendas de bancada. Nós esperamos que, em 2012, logremos melhor sorte em relação à liberação dessas emendas.

            Por último, Senador Randolfe Rodrigues, Senadora Ana Rita, gostaria de lembrar que, amanhã, na Comissão de Meio Ambiente, será lido o relatório do Senador Jorge Viana relativo ao Código Florestal. Isso é de fundamental importância, uma vez que a Comissão de Meio Ambiente é a comissão terminativa na tramitação do Código nesta Casa. Podemos contribuir aperfeiçoando esse relatório, e a reunião de amanhã será nossa última chance para conseguir inserir alguma contribuição. Portanto, convido todos a participarem dessa reunião da Comissão de Meio Ambiente na qual será lido o relatório do Senador Jorge Viana.

            E tenho certeza de que nós vamos produzir uma proposição bem aperfeiçoada em relação àquilo que veio da Câmara e que foi produzido também com a contribuição do Senador Luiz Henrique, de Santa Catarina.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Agradeço pela atenção e pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2011 - Página 47554