Fala da Presidência durante a 147ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do sexagésimo aniversário de fundaçãodo jornal O Dia, ocorrido em 5 de junho último.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do sexagésimo aniversário de fundaçãodo jornal O Dia, ocorrido em 5 de junho último.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2011 - Página 35393
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SAUDAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, CONVITE, COMPOSIÇÃO, MESA DIRETORA.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar o sexagésimo aniversário de fundação do jornal O Dia, nos termos dos Requerimentos nºs 720 e 770, de 2011, do Senador Marcelo Crivella e outros Senadores.

            Peço aos Srs. Senadores e Senadoras que se encontram em outras dependências da Casa ou em seus gabinetes que compareçam ao plenário, pois estamos iniciando a sessão de comemoração do sexagésimo aniversário do jornal O Dia.

            Quero convidar para compor a Mesa o primeiro signatário da presente sessão, o Exmº Sr. Senador Marcelo Crivella; quero convidar para compor a Mesa a Embaixadora da Filipina, Exmª Srª Eva Betita, e, principalmente, a Presidente do Conselho de Administração da Empresa Jornalística e Editora do Jornal O Dia, Srª Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos. (Pausa.)

            Quero também convidar o Sr. Nuno Vasconcellos para compor a Mesa, um dos editores do jornal O Dia; o Diretor-Executivo da Empresa e Chefe de Redação do Jornal O Dia, Sr. Alexandre Freeland, e a Diretora de Relações Institucionais da Empresa Jornalística, Srª Evanise Santos.

            Agradeço a presença das Exmªs Srªs e Srs. Membros do Corpo Diplomático que aqui se encontram, dos senhores profissionais de comunicação que estão presentes a esta sessão, também o Embaixador de Cuba, Sr. Carlos Zamora.

            Minhas senhoras e meus senhores, a liberdade de pensamento e de expressão está assegurada pela nossa Constituição em vários dispositivos, especialmente no artigo 5º do Título II, denominado Dos Direitos e Garantias Fundamentais. O exercício responsável e criterioso desse direito é o desafio da comunicação social em nossos dias em qualquer base material ou mídia. Tão importante quanto a prática do bom jornalismo é assegurar-se de que as informações cheguem ao receptor da maneira mais clara, mais direta e possível. Com efeito, essa tem sido a marca de O Dia.

            O jornal foi fundado em 1951, pelo Deputado Carlos Chagas, posteriormente alçado à condição de Governador do Estado da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo dessa trajetória de sessenta anos, o diário passou por várias fases, teve seu controle acionário modificado, assumiu novos perfis, sofreu remodelações importantes, mas manteve sempre uma marca: a sua proximidade com o leitor, o que lhe garantiu o grande apreço popular que tem.

            Em maio de 2010, após longa direção do jornalista Ary de Carvalho e seus familiares, o jornal passou para o controle da Ejesa. A partir desse momento, sob a direção competente da Srª Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, o grupo encabeçado pelo Diário Carioca tem-se robustecido, alcançando, na atualidade, mais de 3,5 milhões de leitores diários, o que é um feito notável, acho mesmo que singular no jornalismo brasileiro.

            Em solenidade que ocorreu no Rio de Janeiro, a nossa Presidente Dilma Rousseff bem lembrou que o jornal O Dia vive um momento especial, convergente com o bom momento do Rio de Janeiro e do Brasil. O evento, que transcorreu no Museu Histórico Nacional, contou com a presença também do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes e dos Senadores Dornelles e Lindbergh Farias, além de diversas autoridades.

            Considerando a importância da data comemorativa, a relevância do jornal e sua imensa popularidade, o Senado não poderia abster-se de prestar esta homenagem a esse diário inovador e essencialmente carioca.

            Devemos esta sessão solene ao requerimento do Senador Marcelo Crivella e, com ele, surge a oportunidade de parabenizarmos cada um dos funcionários e dirigentes de O Dia.

            Saibam os senhores e as senhoras que os sessenta anos do jornal possuem elevado valor, condensam muita história e que o seu sucesso deve ser, em boa medida, atribuído a todos que o fazem.

            Contudo, o mais importante talvez seja destacar os profissionais que fazem de O Dia um meio de comunicação voltado para o futuro, com qualidade aprimorada e cada vez melhor.

            Confesso que tenho uma satisfação pessoal de ter conhecido o fundador do jornal O Dia, Chagas Freitas, meu colega aqui no Congresso Nacional, e hoje presenciar e testemunhar o desenvolvimento, a importância que o jornal teve sob a direção de D. Maria Alexandra Vasconcellos.

            Quero desejar ao jornal O Dia mais sessenta anos, e não só mais sessenta, que não nos limitemos à vontade do Criador estabelecendo só sessenta anos mais à frente, mas também que, por muito e muito tempo, marque a imprensa brasileira com o estilo que ele tem, com os leitores que tem e com a importância que tem na história da imprensa brasileira.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2011 - Página 35393