Pela Liderança durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Posicionamento sobre a necessidade do afastamento do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
EXECUTIVO.:
  • Posicionamento sobre a necessidade do afastamento do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2011 - Página 48203
Assunto
Outros > EXECUTIVO.
Indexação
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, CORRUPÇÃO, BRASIL, NECESSIDADE, ATUAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, AFASTAMENTO, CARLOS LUPI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, volto a esta tribuna, meus queridos irmãos paraenses, e queria hoje mostrar o avanço do meu querido Pará, queria eu poder hoje mostrar como o meu Pará se recupera.

            Senadores que me ouviram usar esta tribuna para criticar o governo passado, queria eu mostrar para vocês como valeu a minha luta e como o Pará se recupera. Infelizmente, vou deixar para outra ocasião, porque, como Senador da República, a mando de vocês, a mando dos paraenses que votaram, que confiaram em mim, que depositaram a confiança em mim para vir a esta Casa defender o meu Brasil e o meu Pará....

            O drama que vive o nosso País. Nosso País vive um drama que em nenhum momento da história desta Pátria querida se pôde observar. Momento dramático, em que a corrupção toma conta. E não é a corrupção em si. É como ela se alastra, é como ela virou cultura neste País, é como ela não para de crescer, é como ela não tem controle, é como ela é cínica, ao ponto de o Ministro do Trabalho, Ministro Lupi, ter o cinismo de mentir descaradamente à sociedade brasileira.

            Tenho certeza de que o PDT, na sua maioria, pede a saída do Ministro do Trabalho. O Ministro teve a coragem e o cinismo de dizer à imprensa brasileira que não conhecia o empresário que era dono do avião em que viajou. A revista Veja mostrou - a revista Veja tem feito um papel esplendoroso à sociedade brasileira; os diretores da revista estão de parabéns - o cinismo. O cinismo do Ministro, ao ir à televisão dizer que nem à bala sairia. O que tem por trás disso, Nação? O que tem por trás disso, povo brasileiro, que esse Ministro ainda não saiu do cargo? Será que esse Ministro sabe de alguma coisa do Governo, e o Governo está com medo de demitir o Ministro? É uma pergunta que o povo brasileiro está fazendo neste momento. Tudo esclarecido. É um corrupto, é um mentiroso, é um safado. Por que ainda não saiu? Desviou dinheiro público, desviou dinheiro do brasileiro. É o quinto Ministro. E por que ainda não saiu? E ele se veste de razão para que tenham receio de tirá-lo.

            Responda, Presidenta! Responda ao povo brasileiro. Responda, Presidenta, fale ao povo brasileiro, diga por que Vossa Excelência ainda não tirou o Ministro: se é medo. Vossa Excelência está com medo de o Ministro abrir a boca por causa de alguma coisa? Diga à sociedade por que os outros Ministros que tinham menos esclarecimentos a dar saíram, e esse aí diz que só sai à bala e Vossa Excelência não tira? Diga! Diga, Presidenta, ao povo brasileiro.

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

           O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já vou descer, Srª Presidenta.

           Presidenta, lamentavelmente, a todo discurso de corrupção que faço digo que tem um próximo. Não acredito de jeito nenhum que a Presidenta vá dar o mau exemplo à sociedade e ao povo brasileiro não tirando esse Ministro. Não acredito, Presidenta, que Vossa Excelência, sabendo que há fatos que comprovam que o Ministro mentiu descaradamente à sociedade brasileira, não vá tirá-lo.

           E já têm outros. Já falam que o Ministro das Cidades é o próximo.

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

           O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já vou sair.

           Já falam que o Ministro das Cidades é o próximo. Vamos esperar, Presidenta. Eu espero que a Presidenta dê um exemplo à Nação brasileira...

(Interrupção do som.)

           A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP. Fazendo soar a campainha.) - Para encerrar, Senador Mário Couto.

           O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - ...e principalmente, Presidenta, aos nossos jovens, que estão querendo uma Pátria séria, honesta e competente.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2011 - Página 48203