Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do relançamento da Frfente parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Registro do relançamento da Frfente parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2011 - Página 48653
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, RECRIAÇÃO, COMISSÃO, GRUPO, PARLAMENTO, ASSISTENCIA, GRUPO INDIGENA, OBJETIVO, DEFESA, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, INDIO, PAIS, NECESSIDADE, APOIO, DIVERSIDADE, CULTURA, BRASIL.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, foi relançada nesta terça-feira, a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas. Esse é um movimento de suma importância para construirmos com os povos indígenas brasileiros as condições que possibilitem o resgate de seus direitos e de sua dignidade enquanto cidadãos brasileiros.

            Neste sentido, gostaria de informar que solicitei ao Presidente da Frente, deputado Padre Tom, a ampliação desta discussão a todo o Congresso Nacional, como uma iniciativa fundamental para trazermos as demandas dos Povos Indígenas ao conhecimento do Parlamento e concretizarmos os princípios evocados por nossa Carta Magna de inclusão com respeito a diversidade étnica e cultural do Brasil.

            Encaminhei meu termo de adesão e convido outros parlamentares a fazerem o mesmo.

            Como alguns sabem, sou índio descendente da nação Gê, da tribo de Jaicó, localizada nas proximidades do município de Belém do Piauí.

            Recentemente, participei da abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas e do Fórum Social dos Povos Indígenas, que aconteceu na cidade de Porto Nacional, em Tocantins, e reuniu mais de 1.400 indígenas de 38 etnias.

            Uma pauta extensa de reinvidicações foi apresentada nesta reunião, entre elas o pedido para que o Brasil se candidate a sediar os jogos indígenas mundiais.

            O pedido será colocado em pauta durante a realização do evento Rio+20 que acontecerá no ano que vem, no Rio de Janeiro, quando países de toda parte do planeta discutirão os avanços na área ambiental vinte anos após do encontro Eco-92.

            Também temos demandas importantes na área de educação, saúde, infra-estrutura. Defendo ainda uma pauta em relação à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que o governo possa considerar a possibilidade de um índio dirigir a fundação, alguém que conheça com profundidade a causa indígena e também seja legitimada, como já ocorre com a secretaria das mulheres, de igualdade racial e em outras áreas.

            Atualmente, o Parlamento brasileiro tem representantes de praticamente todos os setores da sociedade, exceto os índios. Isso ocorre porque o contingente populacional indígena - 800 mil índios e índias - está disperso pelo Brasil.

            Mas, Sr. Presidente, nós estamos trabalhando a idéia de criar uma cota especial, mesmo que num período transitório, para assegurar que todas as regiões do País tenham na Câmara dos Deputados, que é a casa do povo, um representante indígena. E o trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas será fundamental nessa demanda.

            Convido, portanto, os Srs. e Srªs Senadoras a abraçarem essa importante causa.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2011 - Página 48653