Pronunciamento de Ângela Portela em 24/11/2011
Discurso durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração pela aprovação no dia 23 de novembro, na CCJ da Câmara dos Deputados, do Projeto que institui a Semana Nacional da Educação Infantil.
- Autor
- Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
- Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- Comemoração pela aprovação no dia 23 de novembro, na CCJ da Câmara dos Deputados, do Projeto que institui a Semana Nacional da Educação Infantil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/11/2011 - Página 48841
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ELOGIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, LOCAL, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, REFERENCIA, INSTITUCIONALIZAÇÃO, SEMANA, EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR, OBJETIVO, AUMENTO, COMPROMISSO, PAIS, BEM ESTAR SOCIAL, CRIANÇA.
A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, repetidas vezes temos ocupado esta tribuna para abordar a necessidade de ampliar a oferta de vagas em educação infantil. Sabidamente, a disponibilidade de vagas públicas nesta faixa etária não atende a 20% das crianças brasileiras.
Por essa razão, no PAC 2 uma das prioridades é a construção de seis mil creches até 2014, em uma iniciativa de grande relevância da presidenta Dilma Rousseff, reconhecendo a importância das creches para as mães trabalhadoras, que assim podem ausentar-se de casa para buscar o sustento de suas famílias.
Quero, nesta oportunidade, senhor presidente, registrar mais um avanço na melhoria da qualidade e na busca da universalização da educação infantil. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 511/11, do Senado, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil.
Pela proposta, a data será comemorada na semana de 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao dia de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.
A educação infantil é aquela referente à creche e à pré-escola, para crianças até 5 anos. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), lembrou que, em três décadas de atuação, a Pastoral acompanhou aproximadamente 2 milhões de gestantes e crianças menores de 6 anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.
Nas palavras do senador Cristovam, “Dedicar um dia à educação infantil será uma maneira de aprofundar o compromisso do Brasil com o bem-estar de nossas crianças, traduzido em saúde e educação”.
Já aprovada no Senado, na Comissão de Educação e Cultura e agora na CCJ da Câmara em caráter conclusivo, a proposta seguirá para sanção presidencial, se não houver recurso para que seja votada pelo Plenário.
Acreditamos que, ao instituir uma Semana Nacional dedicada à educação infantil, este Congresso Nacional e a Presidência da República reforçam seu compromisso com a melhoria da qualidade do ensino básico brasileiro, com a oferta de vagas especialmente para as crianças pobres e com o reconhecimento das creches como um poderoso instrumento de redução das desigualdades e erradicação da pobreza.
Está de parabéns o senador Cristovam Buarque, autor da proposta, este Senado e a Câmara Federal, que aprovaram rapidamente o projeto.
Era o que tinha a dizer. Muito obrigada.