Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamento sobre a permanência do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Questionamento sobre a permanência do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2011 - Página 50390
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, DECISÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, PERMANENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), CARGO PUBLICO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, fico a pensar, fico meditando, às vezes, por muito tempo, por que no Brasil, minha nobre e competente Presidenta Marta Suplicy, determinadas causas, determinadas ações que se consideram claríssimas, meu caro Dornelles, meu nobre Senador - eu não entendo, Senador -, por que não se toma uma decisão.

            Alguns Ministros saíram do Governo da Presidenta Dilma, acusados de corrupção. Mas este último Ministro que está sendo acusado de corrupção tem sobre si muito mais acusações sérias e lúcidas do que os outros. Ainda hoje, a revista Veja mostra que, para um sindicalista conseguir o registro de um sindicato, pagava R$1 milhão de propina.

            Eu não sei, brasileiros e brasileiras, como existe diferença em determinadas decisões. Se a Ministra ou o Ministro pecou por corrupção, e a Presidenta Dilma, em casos anteriores, tomou a decisão de tirá-los, de afastá-los, por que a Presidenta agora, neste momento, que é um momento claro, que mostra que o Ministro é corrupto, que mostra que seus assessores diretos são corruptos, por que a Presidenta da República não quer tirar o Ministro? Explica-me, Brasil!

            É por isso que a corrupção domina este País. É por isso que o Ricardo Teixeira faz o que quer. O Ricardo Teixeira grita e diz assim: “Quem é capaz de me tirar do cargo?” Ele só falta dizer à Nação brasileira: “Eu sou ladrão!” Só falta ele dizer isso, Brasil, porque ele já confessou, já assinou documento de que recebeu propina na Suíça. O patrimônio deste homem é incalculável, incalculável, brasileiro! Ele fez as mansões, no plural, brasileiros, mansões, com o dinheiro de vocês. O Lupi vai para a televisão e diz que nem por bala ele sai, e a Presidente aceita!

            Presidenta, está com medo? Está com medo? Está com medo de tirar o Ministro porque ele pertence a um partido grande, a um partido tradicional? Está com medo de perder aliados? E deixa um corrupto? E deixa o dinheiro dos brasileiros? É, Presidenta, vou descer.

            É por isso que a saúde está como está! É por isso que a nossa educação vai de mal a pior. Quem quer estudar em escola pública? Respondam-me. Quem quer ir ao hospital público? Respondam-me. Quem tem coragem de sair de casa neste País em uma cidade ou no subúrbio depois das 10 horas da noite? Onde estão os portos e aeroportos deste País? Digam-me! As estradas assassinas brasileiras!

            Sabem por quê? Porque são bilhões que roubam do contribuinte brasileiro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2011 - Página 50390