Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da assinatura, ontem, pela Presidente Dilma Rousseff, da concessão para a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. (como Líder)

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da assinatura, ontem, pela Presidente Dilma Rousseff, da concessão para a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2011 - Página 50400
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, ASSINATURA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RELAÇÃO, CONCESSÃO, OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, CIDADE, MUNICIPIO, SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), COMENTARIO, REFERENCIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, RESULTADO, OBRAS.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem nós recebemos, no Rio Grande do Norte, a visita da Presidenta Dilma.

            A Presidenta Dilma foi até o meu Estado, mais precisamente à cidade de São Gonçalo, que fica a 40km de Natal, e pousou com sua aeronave já na nova pista do Aeroporto São Gonçalo do Amarante.

            Ela foi assinar a concessão para a construção do aeroporto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com o Consórcio Inframérica, consórcio constituído pela empresa argentina Corporácion America e pelo grupo Engevix, que ganharam o leilão de concessão, há alguns meses, com o lance de R$170 milhões, e terão três anos para construir o aeroporto de São Gonçalo e um prazo de 25 anos para explorar o aeroporto.

            O aeroporto de São Gonçalo, que será o primeiro aeroporto-cidade do Brasil, tem uma área de 15.000.000m².

            Esse estudo teve início em 1993 pelo Ministério da Aeronáutica, que viu a necessidade da construção de um novo aeroporto, não só para o Rio Grande do Norte mas também para a Região Nordeste e para o Brasil, considerando o posicionamento geográfico de Natal e a grande Natal, posicionamento geográfico esse que já fez com que, na segunda grande guerra, fôssemos um ponto de ligação entre o continente americano e o continente africano. Por isso a localização e a escolha desse aeroporto-cidade, no Município de São Gonçalo, a 40km de Natal.

            A construção desse aeroporto, que terá uma pista de pouso e decolagem medindo 3km por 60m, possibilitará pouso e decolagem das grandes aeronaves de passageiros e cargas, e gerará algo em torno de 10 mil empregos. Só na construção, com empregos diretos, gerará algo em torno de 400 empregos, já nessa primeira fase de construção. Estão previstos três anos para a finalização da obra.

            O que de mais importante a Presidenta Dilma deixou e fez questão de registrar, fez questão de ressaltar foi o exemplo que os políticos do meu Estado, o Rio Grande do Norte, ao longo dessa batalha, demonstraram para todo o Brasil. Dizia a Presidenta: “Se essa obra saiu do papel, deve-se à bancada federal do Rio Grande do Norte, Deputados Federais e Senadores, assim como Governadores e Deputados Estaduais.” E dizia a Presidenta:

Na época da campanha, nós discordamos. Há o enfrentamento natural, muitas vezes usam-se até palavras mais ríspidas, mas, passada a eleição, todos os políticos do Estado se uniram em torno dessa ideia, buscando a concretização deste sonho, que é o aeroporto de São Gonçalo, um aeroporto modal, um aeroporto-cidade, o primeiro da América Latina. Será o maior aeroporto do Brasil, um aeroporto que será o entroncamento.

            Portanto, a assinatura dessa concessão ontem pela Presidenta Dilma teve uma significância muito grande para o nosso povo, para o nosso Estado e, sobretudo, para a região. A Região Nordeste é uma região, sabido por todos, que tem as suas dificuldades, onde há a maior incidência de pobreza, de dificuldades, de desenvolvimento. E a vinda desse aeroporto, seguramente, será uma contribuição inestimável que o Governo Lula/Dilma deu ao Nordeste, ao Rio Grande do Norte.

            Portanto, Srª Presidente, faço aqui, muito feliz, o registro da assinatura desta concessão, da concessão do início das obras do aeroporto de São Gonçalo, no meu Estado.

            Quero, mais uma vez, agradecer à Presidenta Dilma e parabenizá-la, porque ela teve um papel importante ainda quando Ministra e, agora, como Presidenta da República.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2011 - Página 50400