Discurso durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento, ontem, de Egídio Bruneto, no Mato Grosso do Sul; e outro assunto.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Voto de pesar pelo falecimento, ontem, de Egídio Bruneto, no Mato Grosso do Sul; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2011 - Página 50415
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • REGISTRO, VOTO DE PESAR, ORADOR, REFERENCIA, DIRIGENTE, SEM-TERRA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COMENTARIO, HISTORIA, MORTO.
  • ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, AUTORIA, DIOCESE, MUNICIPIO, SÃO MATEUS (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), REFERENCIA, CODIGO FLORESTAL.

            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Senadora Marta Suplicy, Presidente desta sessão, Walter Pinheiro, nosso querido Senador, demais Senadores aqui presentes, eu quero, neste momento, me referir a um requerimento que nós assinamos, em conjunto com o Senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, que solicita a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do companheiro Egídio Brunetto, integrante da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, falecido no dia 28 de novembro do corrente ano, ontem, portanto, no Estado de Mato Grosso do Sul, com apresentação formal de condolências à família.

            É com profunda tristeza e grande dor que registramos a perda do companheiro Egídio Brunetto, dirigente do MST, que atuava no Estado de Mato Grosso do Sul.

            Egídio se dirigia, na tarde da última segunda-feira, ao Assentamento Itamarati, no Município de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, quando sofreu um violento acidente. Ele não resistiu aos ferimentos e, infelizmente, faleceu.

            Filho de camponeses sem terra, Egídio trabalhou desde a infância na roça e, sempre muito esperto e indignado, envolveu-se com a Pastoral da Terra, na região de Xanxerê, em Santa Catarina. Transformou-se em militante do MST, na década de 80.

            Desde então, contribuiu com a organização do movimento em todo o País e com as lutas dos trabalhadores rurais pela terra, pela reforma agrária e por transformações sociais.

            Pai de família afetuoso e dedicado, militante exemplar, preocupava-se sempre com os cuidados de cada companheiro. Foi uma pessoa generosa e solidária com todos, gozando do mais alto respeito de lideranças de esquerda sociais e partidárias.

            Egídio empunhou a bandeira do internacionalismo e da solidariedade, às lutas dos povos e da classe trabalhadora, responsável pela relação do movimento com organizações camponesas na América Latina e no mundo, sendo fundador da Via Campesina Internacional.

            As organizações populares e democráticas e o povo brasileiro perdem um grande companheiro e um ser humano exemplar, um guerreiro sem terra que andou pelo mundo, construindo alianças com a classe trabalhadora.

            O grande companheiro Egídio nos deixa muitos e belos exemplos de vida, que nos motivarão a seguir o seu legado.

            Essa é a justificativa, Srª Presidenta, do pedido de inserção em ata do voto de pesar pelo falecimento desse grande companheiro.

            Eu não poderia aqui deixar de fazer esse registro como militante dos movimentos sociais e também como uma pessoa que teve a oportunidade de colaborar com o movimento durante alguns bons longos anos da minha vida como militante do Partido dos Trabalhadores.

            Então, é esse o nosso voto de pesar.

            Eu gostaria também, Srª Presidenta, de passar às mãos de V. Exª, na condição de Presidente desta sessão, o abaixo-assinado encaminhado pela Diocese do Município de São Mateus, Estado do Espírito Santo, referente ao novo Código Florestal que está em apreciação nesta Casa.

            São quase mil assinaturas da Diocese de São Mateus que faço chegar às mãos de V. Exª, para que cheguem ao conhecimento também do Presidente desta Casa, o Senador José Sarney.

            Então, quero aqui falar em nome não só do Bispo de São Mateus, mas também de todo o povo daquela diocese, manifestando a sua preocupação com a questão e o seu interesse em que o novo Código Florestal possa, de fato, atender às demandas e aos anseios da população capixaba.

            Muito obrigada, Srª Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2011 - Página 50415