Discurso durante a 218ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à inauguração, hoje, no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia, da fábrica de aerogeradores para a produção de energia eólica; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. SAUDE. HOMENAGEM.:
  • Saudação à inauguração, hoje, no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia, da fábrica de aerogeradores para a produção de energia eólica; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2011 - Página 50559
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. SAUDE. HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, IGREJA EVANGELICA, DISTRITO FEDERAL (DF), SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, PARQUE INDUSTRIAL, MUNICIPIO, CAMAÇARI (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, PRODUÇÃO, ENERGIA EOLICA, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, COMBATE, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS), COMENTARIO, IMPORTANCIA, LANÇAMENTO, PROPAGANDA, CAMPANHA EDUCACIONAL, RELAÇÃO, DOENÇA TRANSMISSIVEL, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, NECESSIDADE, EDUCAÇÃO, SEXO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PAIS.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero começar saudando o Dia do Evangélico e saudando V. Exª, um representante da Bahia com grande destaque político e representante também desse segmento religioso em nosso Estado, um dos seus principais interlocutores no Estado e no Brasil.

            Sr. Presidente, quero fazer alguns registros.

            O primeiro deles é saudar a inauguração hoje da fábrica de aerogeradores para produção de energia eólica - o senhor já falou aqui sobre isso nesta semana aqui. É a primeira fábrica de aerogeradores da francesa Alstom na América do Sul, e foi inaugurada nesta quarta-feira, infelizmente sem a nossa presença em função de nossos trabalhos aqui, no Senado, no Complexo Industrial de Camaçari.

            A Bahia foi escolhida por ser considerada o segundo parque eólico do Brasil e também pelo Polo Industrial de Camaçari, polo que facilita a implantação da fábrica.

            A unidade conta com um investimento inicial de R$50 milhões, tem capacidade de 300MW por ano, vai gerar até 150 empregos diretos e vai ser responsável pela montagem de equipamentos para importantes projetos do setor eólico no Brasil e na América Latina.

            Esse será o primeiro parque eólico da Bahia, mas nós temos o projeto de chegar a outros 51 parques eólicos. O primeiro será instalado na querida cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina.

            Acho que esse é um importante passo dado pela Bahia, que vem se destacando na atração de investimentos internacionais para o nosso Estado, nesse primeiro ano do segundo governo do Governador Jaques Wagner, que desenvolve importante projeto de democratização político, social e econômico no nosso Estado.

            Quero também, em meu nome, no de. Exª e no do Senador João Durval, parabenizar as quatro universidades baianas que obtiveram nota máxima no ENADE, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

            Nos cursos da área de saúde, o curso de melhor desempenho na prova foi o de Enfermagem, que levou as maiores notas, em homenagem ao Deputado Antônio Brito, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a UESB de Jequié; a Universidade Federal da Bahia, a UFBA de Vitória da Conquista; a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a UFRB, de Santo Antônio de Jesus. E a Universidade do Estado da Bahia, UNEB, levou a maior pontuação nos cursos de Farmácia e de Fonoaudiologia.

            Eu gostaria, portanto, de parabenizar os reitores dessas universidades, os professores, a equipe de técnicos administrativos e os estudantes, que estão, de forma empenhada, transformando o ensino superior no nosso Estado, e especialmente as universidades do Estado da Bahia, a Uesb e a Uneb, que, com essa colocação, consolidam o pólo universitário regional em nosso Estado.

            Além disso, caro Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria também de registrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, amanhã, dia 1º de dezembro, que contará com uma ampla campanha do Governo, entre as várias ações bem-sucedidas nesse sentido, para alertar a população dos riscos e da prevenção a essa doença.

            Este ano, o alerta do Governo vai focar os jovens homossexuais e a discriminação que sofrem, assim como as pessoas já infectadas. Isso se dá em razão de as pesquisas demonstrarem que há um crescimento na incidência de Aids no Brasil e no mundo, provavelmente em função, conforme uma das teses, da redução do número de óbitos, com os avanços no tratamento de Aids ocorrido no mundo, decorrente do desenvolvimento científico.

            É muito importante que possamos registrar isso. Já tivemos, na área da luta, do combate à Aids no Brasil, uma campanha focada na retransmissão da Aids do ponto de vista vertical, ou seja, de as mulheres aidéticas se tratarem para impedir a transmissão da Aids aos seus filhos.

            Mas agora, de maneira especial, a Aids volta a incidir, principalmente, entre os jovens homossexuais, sendo necessário que nós possamos fazer uma campanha, como disse aqui a Senadora Marta Suplicy, articulada com uma intensificação da educação sexual nas escolas, enfatizada também pelos Poderes Públicos municipais, de maneira que nós possamos desenvolver no jovem a luta pela vida, pela sobrevivência, pela defesa. Que nós possamos chamar a atenção dos jovens, homens e mulheres, para a necessidade de serem precavidos na prática do sexo.

            Lembro-me, Senador Moka, V. Exª que assume a Presidência e que é médico, de que, na década de 80, em 1983, quando exercia o meu mandato de vereadora em Salvador, discutindo, nas comunidades da minha cidade, com a população de mulheres no sentido de promover a saúde das mulheres e o planejamento familiar, ouvíamos estarrecidos o testemunho de mulheres que se recusavam a usar pílula porque seus maridos não permitiam, achando que isso seria uma preparação para um futuro adultério. O uso da pílula lhe poderia garantir a prática do sexo sem necessariamente ter como resultado a gravidez.

            Esse tipo de pensamento, que é sustentado por uma ideologia machista de propriedade da mulher, do corpo da mulher, também fundamenta o pedido dos maridos, companheiros e namorados às mulheres para o não uso da camisinha na prática sexual, fazendo com que, em nome desse amor, corra-se o risco de contaminação, e não apenas de contaminação, mas, no caso das mulheres, de transmissão da doença para seus filhos.

            Portanto, é extremamente importante o dia 1 º de dezembro, no sentido de nos unirmos aos esforços do Governo brasileiro e da sua campanha para garantir a prevenção à Aids em nosso País.

            A América Latina possui, atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas com o vírus da Aids, o que representou um aumento de aproximadamente 200 mil pessoas, comparando-se com 2001, quando havia 1,3 milhão de pessoas portadoras do HIV.

            Esse aumento, conforme relatório da Unaids, deve-se a uma maior eficiência também do diagnóstico da doença. O Brasil, de acordo com o relatório, tem investido de forma adequada na prevenção e no tratamento da doença, mas o preconceito ainda é um entrave à plena execução de políticas de combate à doença.

            Portanto, pondo fim ao preconceito ou lutando contra o preconceito, nós também podemos avançar na prevenção da doença no Brasil.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2011 - Página 50559