Discurso durante a 218ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação do requerimento de urgência para a votação do novo Código Florestal.

Autor
Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Sergio de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Satisfação com a aprovação do requerimento de urgência para a votação do novo Código Florestal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2011 - Página 50598
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, ADVOGADO, ESTADO DO PARANA (PR), REFERENCIA, CONFERENCIA NACIONAL, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB).
  • COMENTARIO, ELOGIO, CRIAÇÃO, PROJETO DE LEI, CODIGO FLORESTAL, NECESSIDADE, URGENCIA, VOTAÇÃO, PROJETO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO BRASILEIRO, ADVOGADO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), IMPORTANCIA, CONFERENCIA, PROMOÇÃO, CIDADANIA.

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/PMDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso.Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Eu quero dizer da alegria de estarmos aqui, hoje, decidindo e dando a urgência necessária para a votação do Código Florestal na próxima semana.

            Quero dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o Congresso Nacional, que o Senado Federal, através das relatorias dos Srs. Senadores Luiz Henrique e Jorge Viana, através dos debates que foram constituídos dentro de quatro comissões deste Senado Federal, nós construímos um texto que pode e vai ser aplicado. Nós construímos a melhor legislação para a população brasileira, seja ela mais ambientalista, seja ela mais ligada à produção de alimentos. Nós construímos um parâmetro que vai servir para o resto do Planeta. Nós vamos pautar os demais países em torno do Planeta para que façam uma legislação tão avançada quanto essa, mas, principalmente, uma legislação que possa ser aplicada, porque a lei que nós temos hoje, que data de 1965, com as suas alterações, não pegou, não foi aplicada e não é aplicada. E essa legislação que construímos, principalmente na região da Mata Atlântica, na região Sul deste País, vai promover grande reflorestamento, principalmente nas áreas de APPs, encostas de morros e nas margens de rios.

            Quero também, Sr. Presidente, fazer o registro de que, na última semana, durante os dias 20 a 24 de novembro, o Estado do Paraná teve a honra de sediar a XXI Conferência Nacional dos Advogados do Brasil, oportunidade em que mais de sete mil advogados do Brasil e de vários países trataram de temas relativos à liberdade da democracia e do meio ambiente.

            Neste momento, quero deixar registrada a importância que tal evento teve para o mundo jurídico, que contribuirá sobretudo para o exercício da cidadania e no desenvolvimento das nossas instituições.

            Parabenizo toda a Ordem dos Advogados do Brasil, na pessoa do seu Presidente Ophir Cavalcante, na pessoa do seu Vice-Presidente, Dr. Alberto de Paula Machado, pela realização da conferência.

            Ao finalizar, quero enaltecer o discurso proferido pelo Presidente da Seccional do Paraná, o advogado José Lúcio Glomb, pedindo que o mesmo seja registrado na íntegra nos Anais desta Casa, Srª Presidente.

            Muito obrigado.

 

**********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SERGIO SOUZA EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**************************************************************************************

Matéria referida:

- Pronunciamento do Sr. José Lúcio Glomb (OAB)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2011 - Página 50598