Pela Liderança durante a 220ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de providências tomadas, ontem, pela Presidente Dilma Rousseff, que têm por escopo o aquecimento da economia do País. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro de providências tomadas, ontem, pela Presidente Dilma Rousseff, que têm por escopo o aquecimento da economia do País. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2011 - Página 51449
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • REGISTRO, PROVIDENCIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GUIDO MANTEGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), FORTIFICAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, REFERENCIA, REDUÇÃO, TRIBUTOS, OBJETIVO, FACILITAÇÃO, CONSUMO, INVESTIMENTO, PAIS, NECESSIDADE, TAXAS, JUROS, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para registrar as providências tomadas, ontem, pela Presidenta Dilma e pelo Ministro Guido Mantega no que diz respeito à busca do aquecimento da economia.

            A Presidenta, ontem, baixou uma série de dispositivos que facilitam a aquisição de produtos no Brasil, somente neste final de ano, a conhecida linha branca, que tem o IPI reduzido. Portanto, ajuda a retomar a atividade econômica e, ao mesmo tempo, aquecer o consumo.

            Também tomou medidas no sentido de que as ações a serem adquiridas aqui no Brasil por estrangeiros não tenham a cobrança de impostos. Portanto, trazendo mais recursos do exterior para financiar o desenvolvimento brasileiro.

            Então, são medidas como essas que nós esperamos que o Governo continue tomando, no sentido de aquecer a economia, manter a geração de empregos, porque nós temos um desafio grande: nós vamos ter mais de um 1,8 milhão de empregos criados neste ano e queremos atingir a meta de mais de dois milhões no ano que vem.

            Para isso é preciso que a economia se fortaleça e se aqueça. O Banco Central já vem baixando juros. É importante que continue essa visão de diminuição dos juros para fortalecer a economia. Ao mesmo tempo, o setor produtivo precisa ver aprovadas medidas como a do Código Florestal, que vamos aprovar, se Deus quiser, na próxima semana, exatamente para incentivar a criação de postos de trabalho e a produção.

            Então, fica aqui o meu registro das medidas importantes tomadas ontem pela Presidenta, pela área econômica do Governo, no sentido de manter o crescimento da economia e, principalmente, manter a geração de empregos.

            Era essa a comunicação que queria fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2011 - Página 51449