Discurso durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do encontro, em Caracas, da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - Celac.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Registro do encontro, em Caracas, da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - Celac.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2011 - Página 51697
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, ORADOR, RELAÇÃO, ENCONTRO, CONGRESSO LATINO AMERICANO, CARIBE, REFERENCIA, APROXIMAÇÃO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, PAIS, COMENTARIO, DEMONSTRAÇÃO, RELEVANCIA, ACORDO INTERNACIONAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, POSSIBILIDADE, BENEFICIAMENTO, ESTADO DE RORAIMA (RR), MOTIVO, PROXIMIDADE, TERRITORIO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), ASSUNTO, ENCONTRO, CONGRESSO LATINO AMERICANO, CARIBE, ACORDO INTERNACIONAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente; Srªs e Srs. Senadores, serei breve.

            Gostaria de fazer um registro importante que é o encontro que foi realizado em Caracas, nesse final de semana, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, em que foi criado o Celac - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Trinta e três Chefes de Estado, da América do Sul e do Caribe, da América Latina, inclusive do México, estiveram presentes debatendo o futuro de nossa economia, as ações sociais, as visões de integração dessa comunidade que, cada vez mais, são fundamentais para que nós as mantenhamos integradas.

            Como eu disse, foram quase dois anos de espera para a criação oficial da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos - Celac. Idealizado em fevereiro do ano passado, o mais novo bloco regional teve seu batismo, ontem, na casa de um dos líderes mais polêmicos do continente, o venezuelano Hugo Chávez. Recebeu trinta e dois representantes, entre eles a Presidenta Dilma Rousseff. Foi ressaltada a ausência dos Estados Unidos e a do Canadá.

            Coube ao Presidente mexicano, Felipe Calderón, abrir a reunião de lançamento da Celac, dizendo que estava feliz por trabalhar pela unidade e prosperidade da região.

            A Presidenta Dilma também marcou diversas posições lá na reunião, inclusive assinando 11 acordos bilaterais com a Venezuela. Gostaria de registrar a importância desses acordos com a Venezuela que, em cinco horas de reunião, na noite de quinta-feira, a Presidenta Dilma e seu colega Hugo Chávez, estabeleceram pactos de cooperação técnica em áreas de como agricultura e habitação.

            Um dos projetos, inclusive, prevê o apoio da Caixa Econômica Federal para a construção do Programa venezuelano Grande Missão Casa, inspirado no Minha Casa Minha Vida, iniciativa do Governo do Presidente Lula, gerenciado pela Presidenta Dilma, então Ministra da Casa Civil. Os dois lados anunciaram também a prorrogação do prazo para que a Pdvsa faça parte da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, um ponto importante do acordo. Esperamos que, nesses 60 dias, possa se concretizar a assinatura do contrato que fará com que a Pdvsa faça parte da refinaria Abreu e Lima, com 40% de participação.

            Eu gostaria, portanto, de fazer esse registro e dizer que para o nosso Estado de Roraima é muito importante o estreitamento dessa relação com a Venezuela, com a América Latina e com o Caribe. Somos, geograficamente, um Estado localizado estrategicamente, que terá condição de se beneficiar desse acordo, dessa unidade. Já criamos em Boa Vista a Área de Livre Comércio, estamos implantando uma Zona de Processamento de Exportação. Sem dúvida nenhuma, tudo isso será importante para o desenvolvimento de Roraima.

            Agradeço a oportunidade de fazer esse registro e peço a transcrição das matérias “Dilma fecha acordos na Venezuela” e “Cúpula de Caracas oficializa bloco”.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*******************************************************************************

Matérias referidas:

- “Dilma fecha acordos” (Correio Braziliense);

- “Na Venezuela, Dilma apóia refinaria” (O Globo);

- “Cúpula de Caracas oficializa bloco” (Correio Braziliense).


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2011 - Página 51697