Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amozônica de Rádio e Televisão.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
  • Comemoração do transcurso do trigésimo nono aniversário da Rede Amozônica de Rádio e Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/2011 - Página 36086
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, REGIÃO AMAZONICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Antes de encerrar esta sessão, quero agradecer a presença aqui na Mesa, em primeiro lugar, do Presidente da Rede Amazônica, Sr. Phelippe Daou, também do Diretor-Presidente da Amazon Sat, Sr. Phelippe Daou Júnior; do vice-Presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Sr. Nivele Daou; da Procuradora-Chefe do Estado do Amazonas em Brasília, Exmª Srª Sandra Maria do Couto e Silva; do ex-Ministro das Comunicações Sr. Juarez Quadros; também do ex-Ministro das Comunicações Sr. Euclides de Oliveira.

            Também quero agradecer a presença dos convidados que honram esta sessão: o Sr. Aldo Rocha, que é Diretor Financeiro da Rede Amazônica; o Diretor da Sucursal da Rede Amazônica de Rádio e Televisão de Brasília, Sr. Raimundo Moreira, a quem quero dar, aqui presente, o meu testemunho da sua dedicação; quero também ressaltar a presença do Sr. Mário Augusto Craveiro, que é Relações Institucionais da Rede Globo de Televisão; do Assessor Institucional do Grupo RBS, Sr. Henrique Pires; senhoras e senhores funcionários da Rede Amazônica de Rádio e Televisão; senhoras e senhores que aqui estão.

            Quero agradecer também a presença do jornalista Silas Assis Júnior, Diretor de A Gazeta, do Estado de Macapá, e dizer que aquilo que ouvi dos oradores esgotou a história da Rede Amazônica de Televisão nas referências que fizeram, ressaltando sobretudo aquilo que deve ser reconhecido como pioneirismo, que teve Phelippe Daou, enfrentando o grande desafio da implantação da rede de televisão que ele fez no Norte do Brasil com muitas dificuldades.

            Acompanhei-o, ao longo desses anos todos, e sei das muitas dificuldades que ele muitas vezes enfrentou. Estive mesmo ao seu lado, testemunhando e procurando comungar com ele dessas dificuldades.

            Mas, hoje, sua empresa é uma empresa exemplar, sobretudo um exemplo no Brasil. Ela, que no dia 1º de setembro de 1972, inaugurava a primeira televisão no Brasil de transmissão em cores. Recordo-me que estive, pouco tempo antes, assistindo à inauguração da primeira fábrica no Brasil de televisão a cores, em Manaus, no tempo, a fábrica da Sharp, do nosso querido amigo e saudoso Mathias Machline.

            Também quero ressaltar que a Rede Amazônica de Televisão teve essa grande expansão, graças ao trabalho de Phelippe Daou, ao seu pioneirismo e a todos aqueles que com ele trabalharam, porque uma coisa fundamental nos líderes é justamente saber fazer equipe. Phelippe Daou sabe fazer equipe, sabe comandar bem as coisas e, com muito êxito, ele chega aonde chegou. No próximo ano, quero estar aqui para presidir a sessão também dos 40 anos. É uma data redonda e muito significativa para a Amazônia e para todos nós.

            Portanto, na pessoa de Phelippe Daou, quero cumprimentar a todos aqueles que fazem a Rede Amazônica de Rádio e Televisão, na certeza de que eles têm prestado um grande serviço àquela região, na divulgação da sua natureza, na divulgação do seu trabalho e, sobretudo, na presente reivindicação que sempre desejamos na área, de que o Brasil não somente tenha os olhos votados para trás, mas também para cima, que constitui a Região Amazônica.

            Tive também como felicidade na vida participar da reformulação dos órgãos que tratavam da Amazônia, feita ainda no tempo do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Participei desse grupo. Cheguei a Manaus no navio Rosa da Fonseca, que, naquele tempo levava as pessoas que estavam encarregadas dessa reformulação que transformou o atual Basa, que era apenas o Banco da Borracha, criou a Sudam e a Zona Franca de Manaus, que saiu daquele projeto. Zona Franca de Manaus que tem sido defendida por Phelippe Daou com todas as forças, toda a energia e toda a dedicação. Muito do que é a Zona Franca se deve ao alerta permanente que a Rede Amazônica tem feito para o Brasil sobre aquela região. Parabéns, portanto.

            E o Senado está hoje, nesta sessão, fazendo justiça a esse grande trabalho e a essa grande rede de televisão e também a esse grande homem da Amazônia, pioneiro, que se chama Phelippe Daou.

            Muito obrigado.

            Está encerrada a sessão. (Palmas.)

            Perdão. Está suspensa a sessão para que o Dr. Phelippe Daou possa receber os cumprimentos das pessoas presentes, mas vejo que a Senadora Ana Amélia e o Senador Anibal Diniz desejam fazer uma breve intervenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/2011 - Página 36086