Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo acidente ocorrido na BR-116, na Bahia, com cortadores de cana de açúcar de Pernambuco; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Manifestação de pesar pelo acidente ocorrido na BR-116, na Bahia, com cortadores de cana de açúcar de Pernambuco; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2011 - Página 52008
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM, SOLIDARIEDADE, LUTA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REFERENCIA, MORTE, TRABALHADOR RURAL, ACIDENTES, TRANSITO, RODOVIA, REGIÃO NORDESTE.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, REGIÃO NORDESTE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REFERENCIA, ANUNCIO, CONTRATAÇÃO, TRABALHADOR, PROJETO, INSTALAÇÃO, POLO INDUSTRIAL, AUTOMOVEL, ENTREGA, OBRA PUBLICA, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), OBJETIVO, EXTINÇÃO, RACIONAMENTO, AGUA, MUNICIPIO, RECIFE (PE).

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, queria aqui fazer um registro muito triste: no último sábado, um acidente trágico tirou a vida de pelo menos 34 trabalhadores, quando uma carreta vinda de Criciúma colidiu com um ônibus fretado para cortadores de cana-de-açúcar de Pernambuco, que estavam trabalhando no Mato Grosso do Sul e que voltavam para as suas férias nas cidades de Buíque e de Pedra, no agreste pernambucano. Esse acidente aconteceu na BR-116, na Bahia.

            Eu queria apresentar aqui meu voto de pesar a esses homens e mulheres que perderam sua vida tão cedo. Há ainda outros trabalhadores que ficaram gravemente feridos e que estão hospitalizados. Gostaria também de prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas.

            Pernambuco está de luto e chora a perda dos seus entes queridos. Alguns dos mortos, inclusive, fazem parte de uma mesma família.

            Os governos dos Estados da Bahia e de Pernambuco organizaram uma força-tarefa para agilizar a identificação das vítimas e garantir o suporte às equipes de resgate e aos familiares. Alguns Secretários de Estado (Saúde, Defesa Civil e o chefe da Casa Militar) de Pernambuco também foram ao local. Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar a dor e o sofrimento dos parentes e amigos nessa tragédia lastimável.

            Ontem, tivemos o sepultamento de várias pessoas na cidade de Buíque, onde o Governador Eduardo Campos esteve presente. Gostaria, portanto, de me associar ao sofrimento daquelas famílias.

            Mas também gostaria de falar que participei, na última segunda-feira, dia 5, de dois eventos importantes para Pernambuco, que refletem o fruto do trabalho que o Governo Federal e estadual estão fazendo juntos pelo desenvolvimento do nosso Estado.

            Uma deles foi o anúncio - em evento no Palácio do Campo das Princesas - da contratação dos primeiros trabalhadores do projeto de instalação do polo automotivo em Goiana, na Zona da Mata Norte. Fiquei muito feliz de poder ter ajudado na atração desse polo para o Estado, na condição de relator da medida provisória que prorrogou até 2020 um regime especial para a indústria automobilística nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e, com isso, permitiu o investimento da FIAT no Estado.

            Do início até o final das obras, sete mil trabalhadores atuarão na construção da fábrica da FIAT, transformando em realidade o sonho de muitas pessoas.

            Para isso, também foi iniciado, nesta manhã, o cadastramento para um programa de qualificação e aproveitamento da mão de obra pernambucana. Uma grande quantidade de pessoas foi à quadra municipal de Goiana para se inscrever nos cursos, que serão oferecidos em parceria com o Senai e estão previstos para começar no dia 2 de janeiro.

            As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de dezembro, não somente em Goiana mas em Itaquitinga, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Timbaúba, Municípios da Mata Norte que ficam no entorno do novo polo.

            Ontem, também acompanhei o Governador Eduardo Campos na entrega da última etapa do Sistema Pirapama, que permitirá o fim do racionamento de água em quase toda a região metropolitana do Recife. Foi mais um sonho que virou realidade no Estado. Trata-se da maior obra de abastecimento d'água da história de Pernambuco, onde foram investidos R$600 milhões, dos quais R$200 milhões do Governo Federal.

            O Sistema Pirapama começou a ser implantado em março de 2008, como a maior obra do PAC 1. A primeira etapa foi concluída em julho de 2010; a segunda, em outubro daquele mesmo ano e, ontem, foi concluída a terceira e última.

            Mas o trabalho no Estado não para. Pernambuco continua melhorando e oferecendo mais oportunidades. Estamos todos unidos em nosso Estado para concretizar todos esses sonhos.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2011 - Página 52008