Pela Liderança durante a 225ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da inclusão de vários municípios de Roraima no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
PROGRAMA DE GOVERNO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da inclusão de vários municípios de Roraima no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2011 - Página 53334
Assunto
Outros > PROGRAMA DE GOVERNO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, INCLUSÃO, MUNICIPIO, ESTADO DE RORAIMA (RR), PROGRAMA DE GOVERNO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), RELAÇÃO, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, OBJETIVO, MELHORIA, ABASTECIMENTO DE AGUA, CONDIÇÕES SANITARIAS.
  • COMENTARIO, CONSTRUÇÃO, PORTO, CARACARAI (RR), MUNICIPIO, ESTADO DE RORAIMA (RR), OBJETIVO, MELHORIA, INSTALAÇÃO, MARINHA, BRASIL, FISCALIZAÇÃO, TRAFEGO MARITIMO, EMBARCAÇÃO, AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, AUXILIO, OBRAS, CIDADE.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de pedir a palavra pela Liderança do Governo, para fazer dois registros rápidos.

            Quero agradecer inclusive ao Senador Lindbergh por ter me permitido usar a palavra para que eu possa fazer este registro.

            O primeiro deles diz respeito à programação que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, Sr. Presidente, dando ciência à nova programação do PAC da Funasa, uma série de obras programadas pela Funasa para o próximo ano. E nós conseguimos uma vitória importante, ao incluir vários Municípios de Roraima para obras fundamentais de abastecimento de água e também de melhorias sanitárias domiciliares. Serão mais de R$25 milhões investidos em Roraima, no próximo ano, pela Funasa, em obras de abastecimento de água, nos Municípios do Bonfim, do Cantá, de Iracema, de Mucajaí, de Pacaraima, de São Luiz, várias delas inclusive obras importantes, adutoras que levarão água efetivamente de qualidade para as cidades; e melhorias sanitárias domiciliares nos Municípios de Alto Alegre, Amajarí, Normandia e São João da Baliza.

            Eu quero agradecer ao Presidente da Funasa, Dr. Gilson de Carvalho, que foi parceiro, e à SRI - nós fizemos a negociação -, e registrar o trabalho incansável do Superintendente da Funasa em Roraima, Dr. Marcelo Lopes, que fez um trabalho muito bom, no sentido de viabilizar, junto aos Municípios e junto ao Governo do Estado, essas obras que serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população dos Municípios do interior de Roraima.

            Portanto, o PAC da Funasa será uma realidade no ano de 2012 e vai atender o Estado de Roraima com mais de R$25 milhões, com obras de abastecimento de água e de saneamento, importantes para a nossa população.

            Eu gostaria de fazer esse registro e também de fazer um segundo registro, rápido.

            A Marinha do Brasil está se preparando para instalar sua agência em Roraima. Temos vários rios navegáveis, mas não havia ainda a instalação de uma Agência da Marinha do Brasil. O Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão-de-Mar-e-Guerra Odilon Leite de Andrade Neto, em conjunto com o Comandante da Marinha e o Ministro da Defesa, Celso Amorim, estão tomando as providências para que Caracaraí, que é uma cidade-porto, possa receber essa agência. Ela é muito importante porque vai disciplinar o processo do tráfego fluvial em nosso Estado, vai fiscalizar esse tráfego fluvial que, sem dúvida nenhuma, precisa ser disciplinado.

            Gostaria de fazer o registro para dizer que conseguimos - já está em obras - a construção do Porto de Caracaraí. A cidade-porto de Caracaraí era uma cidade denominada porto, mas não tinha efetivamente um porto. Nós estamos construindo, e sua construção, sem dúvida, vai possibilitar que a Marinha do Brasil se instale em condições muito melhores.

            Quero agradecer ao Ministro da Defesa, ao Comandante da Marinha e ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Odilon de Leite Andrade, que é o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, por essa ação efetiva de instalar em Roraima um Comando da Marinha, uma agência que vai fiscalizar o tráfego de embarcações e fazer o controle de embarcações em nosso Estado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2011 - Página 53334