Discurso durante a 229ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de alegria pela conquista da primeira universidade privada do Estado do Espírito Santo, a Universidade de Vila Velha.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Manifestação de alegria pela conquista da primeira universidade privada do Estado do Espírito Santo, a Universidade de Vila Velha.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2011 - Página 54008
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, VILA VELHA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), REFERENCIA, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE PARTICULAR, REGIÃO.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do Orador.) - Meu caro Presidente em exercício desta sessão, Senador Aníbal, meu caro Senador Cristovam Buarque, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, cumprimento com especial atenção o meu querido amigo e suplente de Senador Dr. Sérgio Rogério de Castro, que me acompanha nesta sessão, nosso ex-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, nosso fundador da Ases, a importante e relevante Associação de Empresários do também importante e estratégico Município da Serra, do nosso Estado.

            Sr. Presidente, hoje trago para esta comunicação inadiável a manifestação de uma extraordinária alegria não apenas para mim, mas julgo, meu caro Presidente em exercício, Senador Cristovam Buarque, para todos os capixabas.

            Digo isso porque meu Estado acaba de conquistar a primeira universidade privada de nossa história, a universidade lá de Vila Velha, UVV. Vila Velha que é a origem, ali tudo começou, ali em Vila Velha, na Prainha.

            A nossa conquista se fez e se traduziu numa importante realidade, a mais nova universidade brasileira, que foi credenciada inclusive por unanimidade dos votos do Conselho Nacional de Educação. Isso, por si só, atesta o esforço, a excelência, a forma exitosa com que a nossa universidade, a recente e nascente Universidade de Vila Velha, conquistou, porque alcançou unanimidade no rígido e severo Conselho Nacional de Educação. Um fato que considero inédito, inédito e meritório, pelo esforço de tantos profissionais que trabalharam nessa direção.

            É seguramente uma vitória que sela, que consolida o trabalho impecável da maior instituição de ensino superior privado do nosso Estado. Uma instituição que, em seus 35 anos de história e trajetória, tem promovido transformações importantes no cenário regional e contribuído ativamente para o desenvolvimento das potencialidades do Espírito Santo, tento tido uma enorme participação na formação de quatro gerações de profissionais que estão contribuindo com o Espírito Santo e de profissionais que estão contribuindo com o nosso País.

            Vale aqui, meu caro Presidente Cristovam, e olhe como é coincidente o fato de V. Exª estar presidindo esta sessão, V. Exª que tem uma vida devotada à educação, a coincidência de estarmos aqui comemorando essa grande conquista. Mas vale aqui resgatar um pouco da história da Universidade de Vila Velha, criada pelo Professor Aly da Silva, em 1976, ainda como Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha. Em 2001, ela foi transformada em centro universitário e, nos últimos sete anos, passou com louvor por um processo criterioso de análise de mérito para ser credenciada como universidade.

            Para isso, investiu mais de R$50 milhões em infraestrutura, reformulando todo o seu parque tecnológico, ampliando sua rede de informática e quadriplicando o número de laboratórios.

            A revisão completa da política de recursos humanos - porque não se faz uma universidade como essa sem a valorização dos recursos humanos - incluiu um investimento intensivo no desenvolvimento acadêmico e na qualificação dos professores da UVV. O resultado de todo esse esforço é um corpo docente composto por 75% de professores mestres, doutores e pesquisadores. Um corpo docente com dedicação exclusiva, comprometido com os mais diversos projetos de pesquisa e de extensão, com um ensino de ponta que tem como marcas a qualidade, o dinamismo e o compromisso com o Espírito Santo.

            Srªs e Srs. Senadores, a Universidade de Vila Velha representa para a juventude capixaba e para a economia do Espírito Santo uma oportunidade ímpar de transformação e de desenvolvimento.

            Ao longo de todos esses anos, a UVV, a nossa Universidade de Vila Velha, já formou mais de 35 mil profissionais. Hoje são 12 mil universitários regularmente matriculados em 50 cursos superiores em todas as áreas do conhecimento, bem como nos 35 programas de especialização oferecidos por essa instituição.

            Há que se destacar a vanguarda da UVV na oferta de cursos como Engenharia de Petróleo, Tecnologia em Petróleo e Gás e Tecnologia em Gestão Portuária, inclusive com parcerias com instituições de elevada reputação dos Estados Unidos e da Noruega, permitindo o intercâmbio entre brasileiros, capixabas que foram para a Noruega e noruegueses que vieram para o Brasil, sobretudo em razão da sinergia do arranjo do petróleo e do gás e de tudo o que representa a exploração do petróleo e do gás na Noruega.

            Há que se frisar também que a UVV conquistou 100% nos conceitos positivos do Enade e em todos os demais processos de avaliação do Ministério da Educação e Cultura para autorização dos cursos, credenciamento de seus programas de ensino, reconhecimento dos profissionais nos conselhos de classe e recredenciamento de todas as suas formações superiores.

            Começa agora, Sr. Presidente, uma nova etapa, uma etapa que promete ser marcada seguramente pelo plano de expansão e crescimento da universidade, abrindo novas oportunidades para os capixabas. E o mais importante é que essa interiorização deve priorizar o crescimento sustentado e a oferta de cursos que valorizem as vocações econômicas de cada região do Espírito Santo.

            Temos, enfim, a certeza de que a Universidade de Vila Velha, como uma academia essencialmente moderna e plural, continuará a cumprir, como tem cumprido ao longo de sua história e da sua trajetória, com responsabilidade e excelência, um papel estratégico como agente de transformação social e de fomento ao desenvolvimento do meu querido Espírito Santo.

            Parabéns ao Professor Aly. Parabéns a todos que lhe sucederam e lhe sucedem, porque esta é uma conquista coletiva que contou com esforço e, muito mais que esforço, contou com a paixão de muitas pessoas que deram a sua contribuição ao longo desses anos para que pudéssemos ter a honra e a alegria, aqui da tribuna do Senado Federal, de festejar a nossa primeira universidade privada do Estado do Espírito Santo.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2011 - Página 54008