Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pela morte da juíza Patrícia Lourival Acioli que foi assassinada em frente à sua casa no Rio de Janeiro.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pela morte da juíza Patrícia Lourival Acioli que foi assassinada em frente à sua casa no Rio de Janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2011 - Página 33079
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MAGISTRADO, MULHER, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, SUSPEIÇÃO, AUTORIA, HOMICIDIO, POLICIAL, VINCULAÇÃO, MILICIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Sem revisão do orador.) - A Juíza Patrícia Lourival Acioli, 47 anos, começou sua carreira como Defensora Pública na Baixada Fluminense. Ela exercia a função de juíza há cerca de 20 anos.

            Como magistrada, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da Polícia Militar e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio no Município de São Gonçalo. A quadrilha seqüestrava e matava traficantes para depois pedir resgates de R$ 5 a R$ 30 mil a comparsas e parentes das vítimas.

            Ela também decretou, em janeiro deste ano, a prisão preventiva de seis policiais acusados de forjar auto de resistência na cidade.

            Patrícia estava na “lista negra” com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, preso em janeiro deste ano, em Guarapari, no Espírito Santo. Ele é considerado chefe do grupo de extermínio investigado por, pelo menos, 15 mortes em São Gonçalo nos últimos três anos.

            A Juíza Patrícia Lourival Acioli, conhecida por atuar de forma rigorosa contra grupos de extermínio e milícias, nos últimos anos, havia condenado dezenas de policiais envolvidos com milícias, grupos de extermínio e máfias de vans, combustível e caça-níquel, além de traficantes e bicheiros. Segundo afirmações de seus familiares, a Juíza Patrícia, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, já havia recebido pelo menos quatro ameaças de morte.

            Tudo leva a crer que se trata, portanto, de um assassinato encomendado, ato repudiado por todos nós, que requer apuração e elucidação imediatas, bem como a responsabilização de todos os envolvidos.

            Assinam este requerimento: Este Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, Senador Wilson Santiago, José Pimentel, Pedro Simon, Romero Jucá, Ana Amélia, Paulo Paim, Randolfe Rodrigues, Ataídes Oliveira, Rodrigo Rollemberg, Cristovam Buarque, Pedro Taques, Mozarildo Cavalcanti, Garibaldi Alves.

            Se o Senador Ciro quiser assinar, está junto à mesa da Presidência. Acho que todos os demais presentes aqui já o assinaram.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2011 - Página 33079