Discurso durante a 231ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da posse, no Supremo Tribunal Federal, na próxima segunda-feira, às 10 horas, da Ministra Rosa Weber; e outros assuntos. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da posse, no Supremo Tribunal Federal, na próxima segunda-feira, às 10 horas, da Ministra Rosa Weber; e outros assuntos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2011 - Página 54633
Assunto
Outros > JUDICIARIO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, ROSA WEBER, CARGO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, APRESENTAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, PESQUISA, AVALIAÇÃO, ATUAÇÃO, PAIS, POPULARIDADE, GOVERNO FEDERAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, REPLICA, FONTE, LOCAL, PRAÇA PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer três registros rápidos.

            O primeiro deles é informar à Casa que o Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima segunda-feira, às 10h, a posse da Ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal. Tive a honra de ser Relator da Ministra aqui, na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário. Portanto, refaço este registro de que a Ministra tem todas as condições e vai, com certeza, exercer um excelente mandato junto ao Supremo Tribunal Federal; provou isso na sua sabatina, provou isso na sua vida profissional ao longo dos últimos anos em que trabalhou no TST, sendo, inclusive, aprovada em sabatina já aqui também aqui no Senado Federal. Portanto, fica esse primeiro registro.

            O segundo registro que gostaria de fazer é que hoje a CNI - Confederação Nacional da Indústria - e o Ibope apresentaram uma nova pesquisa de avaliação no País. E a avaliação da popularidade do Governo Dilma, cresceu de 51%, de setembro passado, para 56% agora, neste mês de dezembro. Além disso, no Norte e no Centro-Oeste e no Sul, cresceu 11 pontos, indo a 61%. Portanto, é importante registrar o crescimento da avaliação do Governo da Presidenta Dilma, e dizer que, nessa pesquisa, 32% ainda, além dos 56%, consideram o Governo regular. Portanto, em comparação com a pesquisa anterior, que era de 34%, aumentou o nível de ótimo e bom e diminuiu o nível de regular e de péssimo. Somente 9% da população reprova o Governo da Presidenta Dilma; em setembro, o índice era de 11%. Portanto, nós tivemos uma diminuição também na reprovação do Governo da Presidenta Dilma.

            E sobre o desempenho pessoal da Presidenta, a avaliação pessoal da Presidenta, ela subiu de 71% de aprovação para 72% de aprovação. Portanto, também se mantendo no nível de aprovação bastante relevante, o que demonstra o acerto da Presidenta nas diversas ações do Governo, inclusive no trato dessa questão da transparência e do pedido de informação, dos pedidos de movimentação de Ministros. Na substituição de Ministros, a Presidenta, o tempo todo, tem agido com muito rigor. Ela hoje, pela manhã, num café com jornalistas, reafirmou que é tolerância zero, que não compactua com nada errado no Governo e, portanto, vai continuar a ter a sua posição firme. Eu queria fazer esse registro.

            E por fim, quero fazer o registro, Sr. Presidente, que lá em Roraima, no nosso querido Estado de Roraima, o 6º Batalhão de Engenharia, comandado pelo Coronel José Mateus Teixeira, inaugurou a Praça Capitão Felipe Sturm, com uma obra da réplica do Forte São Joaquim. O Forte São Joaquim, que foi autorizado em 1752, que já foi tombado este ano pelo Iphan, e que nós estamos, num grande esforço da sociedade de Roraima, dos Poderes de Roraima, enfim, dos diversos segmentos, trabalhando para realmente reconstruir, no local onde foi construído o Forte, um ponto de registro dessa história importante do Brasil e do nosso Estado de Roraima.

            Então, a réplica foi inaugurada nessa praça de que falei, que fica no VI Batalhão de Engenharia, na Avenida Ene Garcez, no bairro da Messejana, e que está aberta à visitação pública.

            Gostaria de reforçar aqui os parabéns à equipe que trabalhou para a reconstrução de todos esses fatos históricos e registrar que a equipe responsável pela construção dessa maquete tem o artista plástico Paulo de Tarso; os militares do Exército; Fernando Mesquita, arquiteto do Iphan; Roberto Costa, arqueólogo do Iphan; e o Tenente Coronel José Mateus Teixeira, além de diversas pessoas da sociedade, entre as quais se inclui o Desembargador Gursen de Miranda, que tem feito também um trabalho muito forte no sentido de se reconstruir, de se ter novamente construída a maquete do Forte São Joaquim, e o próprio Forte no mesmo local onde já fora erguido. Mas está lá o local para que ele seja reconstruído.

            Então, gostaria de fazer esses três registros e pedir a transcrição das matérias: “Popularidade do Governo Dilma Cresce para 56%, diz pesquisa CNI e Ibope” e “São Joaquim, inaugurada praça com réplica do Forte, em Roraima”.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

***********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

******************************************************************************************

Matérias referidas:

- Popularidade do Governo Dilma Cresce para 56%, diz pesquisa CNI e Ibope;

- Inaugurada praça com réplica do Forte, Folha WEB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2011 - Página 54633