Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa., no último final de semana, na Escola 21 de abril, em Porto Velho, em palestra sobre o risco da dependência das drogas; e outros assuntos.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DROGA. POLITICA SOCIAL, DROGA. POLITICA PARTIDARIA, MULHER. :
  • Registro da participação de S.Exa., no último final de semana, na Escola 21 de abril, em Porto Velho, em palestra sobre o risco da dependência das drogas; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2011 - Página 54714
Assunto
Outros > DROGA. POLITICA SOCIAL, DROGA. POLITICA PARTIDARIA, MULHER.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, ORIENTAÇÃO, PAES, PROFESSOR, ESTUDANTE, RELAÇÃO, RISCOS, DEPENDENCIA, UTILIZAÇÃO, DROGA, IMPORTANCIA, APOIO, FAMILIA, COMBATE, DEPENDENCIA QUIMICA, PAIS.
  • REGISTRO, CAMPANHA EDUCACIONAL, REALIZAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), RELAÇÃO, RISCOS, UTILIZAÇÃO, DROGA, OBJETIVO, COMBATE, AUMENTO, DEPENDENCIA QUIMICA, REGIÃO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, FORMAÇÃO, POLITICA, MULHER, GRUPO DE TRABALHO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), OBJETIVO, CONSCIENTIZAÇÃO, IMPORTANCIA, ENGAJAMENTO, RELAÇÃO, DESENVOLVIMENTO POLITICO, PAIS.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pessoas que nos acompanham pela TV Senado, pela Rádio Senado, estivemos neste sábado, junto com colaboradores e voluntários, acompanhados pelo nosso colega Dalton di Franco, na Escola 21 de Abril, em Porto Velho, junto com pais, professores e alunos. Falamos com centenas de pais e professores sobre o risco da dependência das drogas.

            Esse é um trabalho que começamos no ano passado, com distribuição de cartilhas educativas que, neste ano, aperfeiçoamos com um trabalho de realização de palestras. Falamos diretamente com pais, estudantes e professores.

            Na semana passada, chegamos a falar frente a frente com cerca de mil pais, assim como estudantes e professores. No meio do ano, falamos diretamente com mais de duas mil pessoas, com o intuito de mostrar que o problema das drogas não é um problema de polícia. É um problema de saúde, e precisamos convocar a família e os educadores para nos ajudarem nessa batalha, que é de todos nós, de todos os brasileiros.

            Por isso, nossa equipe de colaboradores e voluntários está procurando as escolas nessa fase de entrega de boletins, aproveitando a oportunidade para conversar com os pais; reunir os pais, reunir os alunos e também os professores para falar da importância da ação da família ao lado das nossas crianças, dos nossos jovens, alertando as crianças, alertando nossos jovens para que eles não fiquem tão à mercê da área de risco que ocorre em todo o País.

            É através da instrução que a família como um todo - pais, tios, irmãos - tem uma função muito importante, assim como os educadores. Os professores, nas escolas, têm uma função importantíssima para alertar o perigo aos nossos jovens e às nossas crianças brasileiras.

            Eu agradeço o trabalho voluntário do meu amigo jornalista Dalton di Franco, que tem levado sua experiência pessoal de cobertura jornalística policial, há mais de dez anos, para mostrar às pessoas o verdadeiro risco das drogas.

            Agradeço também ao Irineu Cavalcante, de Guajará Mirim; ao Márcio Murilo, de Nova Mamoré, que é Presidente da União de Juventude Estudantil de Rondônia; ao Fernando Oliveira e Daniel Rodrigo - o “Maranhão”, de Porto Velho -, que já se voluntariaram para ajudar nessa campanha, que é de grande importância para todos nós.

            Agradeço também aos educadores que estão abrindo espaço para esse trabalho nas escolas do nosso Estado de Rondônia. Abrem espaço e juntam-se conosco nessa batalha.

            Já defendemos aqui, neste plenário, ações decisivas no combate à dependência química, como a expansão da rede de Centros de Atenção Psicossocial em todos os Municípios brasileiros; o fortalecimento de nossas seguranças nas fronteiras e também a internação compulsória e involuntária de dependentes de crack.

            O contato direto com as crianças, com os pais e professores é uma prova de que esse esforço é necessário e de que o Plano Nacional de Combate ao Crack, lançado pela Presidenta Dilma, no mês passado, precisa da participação direta de cada um de nós, Parlamentares, e de toda a população brasileira.

            Destaco que esse é o grande trunfo desse plano do Governo Federal, que é o de criar condições físicas e de qualificação de profissionais para que possamos começar a internar os dependentes de crack mesmo involuntariamente.

            Concordo plenamente com a preocupação da nossa Presidenta e com a consciência dela sobre o risco que a sociedade brasileira corre com a expansão desse vício. Como a própria Presidenta falou no lançamento do programa, “O crack é um drama, uma tragédia humana que leva a pessoa a se dedicar a uma atividade autodestrutiva”.

            Não são poucos os relatos feitos por profissionais que mostram que uma pequena parcela dos dependentes busca ajuda especializada, e menor ainda é a porcentagem de dependentes que, após o tratamento, consegue efetivamente se livrar do crack. Por esse motivo é tão importante que o Governo possa puxar para si a responsabilidade de realizar internações involuntárias após a análise e critério de profissionais especializados e bem treinados.

            Ressalto, aqui, que o trabalho que estamos realizando em Rondônia, há dois anos, com essa campanha educativa sobre os efeitos e sequelas causados pela droga é uma contribuição modesta, mas que vem crescendo a cada dia com a força da ação voluntária de pais e professores que conhecem a realidade do nosso Estado e que sabem que é preciso combater o avanço das drogas sobre as nossas famílias.

            Nesse mesmo sábado, participei do seminário de formação política da Ação Mulher Trabalhista, um movimento social do PDT que foi realizado em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Ali, pude ver centenas de mulheres dispostas a participar da ação social e política do nosso Estado, dos nossos Municípios. O seminário teve como objetivo a formação política das mulheres do PDT, para que elas possam ser agentes de transformação na sociedade, tomando consciência da importância da militância partidária feminina e de ocuparem os espaços de poder político e de decisão.

            Na oportunidade, falei da importância da participação da mulher nas ações sociais, comunitárias, empresariais, políticas. Como empresário, sempre valorizei a mulher profissionalmente e considero fundamental a participação feminina também na vida pública.

            Meus cumprimentos a todas as mulheres que participaram desse seminário. Tenho certeza de que saíram motivadas a participarem mais ativamente da vida pública.

            Agradeço a presença da Miguelina, nossa Líder do PDT, que esteve em Porto Velho dando uma palestra muito importante para as nossas mulheres do PDT.

            Já no domingo, estivemos em Mirante da Serra, para encontro municipal do PDT. Foi uma boa oportunidade para revermos os colegas pedetistas.

            Um abraço ao Nilson, que é Presidente do PDT de Mirante da Serra; ao Wagner, ao Pedro Mirante, que é o nosso pré-candidato a prefeito daquela cidade. Desejo sucesso a todos vocês.

            Discutimos ação partidária. O evento foi prestigiado por pedetistas de toda a região e também por integrantes de outras siglas partidárias.

            É o momento de os partidos começarem a se organizar, debater as eleições de 2012. É o momento em que temos que nos organizar. Teremos eleições municipais no Brasil no ano que vem, e os partidos começam a fazer suas reuniões, a incentivar suas alianças ou a fazer exercícios para alianças futuras. Em Rondônia, nós, do PDT, teremos candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador, em todos os Municípios do nosso Estado, ora como candidato a prefeito, ora como candidato a vice, ora compondo com prefeitos que já estão atuando de outros partidos, mas que comungam da nossa ideia de fazer uma política para a coletividade.

            Essas eram as minhas palavras, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2011 - Página 54714