Pela Liderança durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o custo social dos acidentes nas rodovias brasileiras. (como Líder)

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES, SAUDE.:
  • Considerações sobre o custo social dos acidentes nas rodovias brasileiras. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2011 - Página 54979
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES, SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, CUSTO, ACIDENTE DE TRANSITO, PAIS, IMPORTANCIA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, DESTINAÇÃO, PERCENTAGEM, MULTA, TRANSITO, SETOR, SAUDE, OBJETIVO, FINANCIAMENTO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Srª Presidenta.

            Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, recebi pela manhã informativo que todos nós recebemos em nossos gabinetes, editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, dando conta da operação que as agências de trânsito e as polícias rodoviárias estaduais e federais farão a partir de 19 de dezembro deste ano até 27 de fevereiro de 2012, a Operação RodoVida.

            Essa operação terá uma ação em sessenta trechos de dez quilômetros de extensão, onde acontecem 22% dos acidentes atendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Se forem considerados somente os desastres mais graves, a concentração será de 17%. Um dado que este informativo nos traz, portanto são dados oficiais, é que, em 2011, de janeiro a setembro, a Polícia Rodoviária Federal atendeu 25.437 acidentes com motociclistas, com 18.083 feridos leves, 8.166 feridos graves e 1.621 óbitos. Portanto, de janeiro a setembro, 53% foram acidentes com vítimas e 19% com óbito.

            Mas o que quero chamar atenção com relação a esse informativo que me chegou às mãos hoje é o custo social dos acidentes nas estradas. Só de janeiro a setembro deste ano, os acidentes sem vítimas tiveram o custo social de 2.2 bilhões; os acidentes com vítimas, o custo de 4.1 bilhões; e os acidentes com óbitos, 1.4 bilhão. Totalizando de janeiro a setembro deste ano, 7.8 bilhões.

            Por que trouxe, para chamar a atenção dos senhores, esses dados na tarde de hoje? Porque compreendo que, a despeito dessa campanha estar sendo feita e dando um enfoco maior ao binômio álcool e direção, os gastos, os prejuízos que o SUS, o Sistema Único de Saúde, tem com os acidentes de trânsito continuam.

            E eu tenho, aqui nesta casa, tramitando, um projeto de lei que estabelece multas, ou melhor, uma destinação de recursos das multas de trânsito para a saúde. O projeto que nós apresentamos, que tramita nesta Casa, estabelece 15% das multas de trânsito para a saúde. Acabei de ler para os senhores o custo social que esses acidentes trouxeram apenas de janeiro a setembro de 2011: um total de R$7,8 bilhões. Nada mais justo que as multas de trânsito destinem um pouco, destinem um percentual para a saúde, até por que nem um centavo é destinado para a saúde.

            Eu levanto essa bandeira como uma fonte alternativa de financiamento do Sistema Único de Saúde, considerando-se que há um gasto exorbitante do Sistema Único de Saúde com os acidentados de trânsito.

            Portanto será importante uma campanha educativa. Claro que é importante a operação RodoVida, que é executada pela Polícia Rodoviária Federal, pelas polícias rodoviárias estaduais nos trechos de maior incidência de acidentes, mas também é importante a destinação de recursos para a saúde, oriundos das multas de trânsito.

            Era esse o registro, Srª Presidente, que queria fazer na tarde de hoje. 

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2011 - Página 54979