Pela Liderança durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inauguração da primeira etapa da fábrica de hemoderivados, da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no Município de Goiana, no Estado do Pernambuco. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SAUDE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da inauguração da primeira etapa da fábrica de hemoderivados, da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no Município de Goiana, no Estado do Pernambuco. (como Líder)
Aparteantes
Armando Monteiro.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2011 - Página 55105
Assunto
Outros > SAUDE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, FABRICA, ATIVIDADE HEMOTERAPICA, PRESENÇA, AUTORIDADE, ALEXANDRE PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), GOVERNADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), OBJETIVO, AUMENTO, PRODUÇÃO, MEDICAMENTOS, REFERENCIA, COMBATE, DOENÇA, SANGUE, IMPORTANCIA, INDUSTRIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para descrever aqui quão importante foi o dia de ontem para o Estado de Pernambuco.

            Tivemos a inauguração da primeira etapa da fábrica de hemoderivados, da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás. Será a maior fábrica de hemoderivados da América Latina, em Goiana, Município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 63 quilômetros de Recife.

            Estivemos ontem no local da fábrica o Ministro Alexandre Padilha, o Governador de Pernambuco em exercício, João Lyra Neto, e o Presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho.

            Essa primeira etapa, que recebeu R$27,4 milhões de investimentos do Governo Federal, tem 2.700 metros quadrados e é uma das mais importantes da planta industrial, abrigando uma câmara fria, destinada à recepção, triagem e armazenamento do plasma, matéria prima dos hemoderivados.

            O evento de ontem representou a concretização de um sonho e de um trabalho de que tive a honra de participar, ainda como Ministro da Saúde no governo do ex-Presidente Lula. Foi naquela época que criamos juridicamente a estrutura de uma fábrica brasileira de hemoderivados e empossamos a sua primeira diretoria. 

            Esse é um empreendimento que não somente vai mudar a vida de muitos pernambucanos, gerando mais emprego e renda para a população, mas que vai mudar a vida de muitos brasileiros. A empresa trabalhará para tornar o Brasil autossuficiente no setor de derivados do sangue, com a produção de medicamentos essenciais à vida de pessoas com hemofilia, pessoas portadoras de imunodeficiência genética, com cirrose, câncer, Aids e para pacientes queimados.

            Como disse ontem o Ministro Alexandre Padilha, essa é também mais uma vitória do SUS.

            Goiana vive mais um momento em nosso Estado, e Pernambuco também. Fico muito feliz em participar da construção dessa história.

            Ontem, também participamos de outros eventos relevantes para o Estado, em especial para a cidade do Recife, também com a presença do Ministro Padilha e do Prefeito João da Costa.

            O Sr. Armando Monteiro (PTB - PE) - Senador, conceda-me um aparte.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Pois não.

            O Sr. Armando Monteiro (PTB - PE) - Eu queria, como pernambucano, mas de forma muito breve, congratular-me com o pronunciamento de V. Exª e fazer aqui, por dever de justiça, um registro. V. Exª teve um papel muito importante nessa conquista de Pernambuco, desde o tempo em que era Ministro da Saúde. E V. Exª sempre lutou para que Pernambuco pudesse ter uma fábrica de hemoderivados. Portanto, a materialização dessa conquista começa a acontecer com a inauguração dessa primeira etapa. Como pernambucano e seu colega nesta Casa, eu me sinto muito bem de fazer esse registro, por absoluto dever de justiça à inestimável contribuição que V. Exª deu para essa conquista.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Agradeço a generosidade das palavras de V. Exª, Senador Armando Monteiro, que tem sido um grande defensor, um defensor incansável dos interesses do nosso Estado. Partindo de V. Exª, essas palavras me honram profundamente.

            A comunidade do Chié, no bairro de Campo Grande, ganhou uma Academia da Saúde. Trata-se de um programa lançado este ano pela Presidenta Dilma Rousseff, como parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil. A meta é alcançar 4 mil academias em todo o País até 2014. Mas, nesse primeiro momento, já foram selecionados 2 mil polos em 1.828 Municípios, sendo 73 unidades em Pernambuco.

            A Academia da Saúde é uma iniciativa que busca cuidar da saúde da população por meio da prevenção, da promoção da saúde, com a oferta de espaços públicos para a população praticar atividades físicas, realizar ginástica, aeróbica, dançar, praticar capoeira, jogos esportivos, entre outras atividades. Foi inspirada no Programa Academia da Cidade, que tive oportunidade de lançar no Recife, em 2001, quando era Secretário de Saúde, no governo do ex-Prefeito João Paulo. E depois foi ampliado para todo o Estado de Pernambuco pelo Governador Eduardo Campos, expansão iniciada quando eu era Secretário estadual das Cidades. 

            Por isso, a comunidade do Chié recebeu a 24a Academia da Cidade de Recife, e 110ª do Estado de Pernambuco.

            Por fim, ainda ontem, o Prefeito João da Costa inaugurou a Policlínica de Água Fria, outra obra importante para a comunidade do Recife, que planejamos ainda no período em que eu era Secretário Municipal da Saúde, do ex- Prefeito João Paulo.

            Enfim, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, ontem foi um dia muito feliz para todos nós, pernambucanos, quando comemoramos a realização de alguns sonhos.

            Mas o trabalho continua, e estaremos juntos na construção de um Estado e de um país cada vez melhor.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Muito obrigado, Srs. Senadores e Srªs. Senadoras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2011 - Página 55105