Pronunciamento de Alvaro Dias em 21/12/2011
Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do editorial intitulado “Caiu de podre”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 6 do corrente; e outros assuntos.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- Registro do editorial intitulado “Caiu de podre”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 6 do corrente; e outros assuntos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/12/2011 - Página 55578
- Assunto
- Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPINIÃO PUBLICA, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, POLITICA MONETARIA, GOVERNO FEDERAL.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado, “Caiu de podre”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 06 de dezembro de 2011.
O editorial destaca que temos uma presidente cujo temperamento perturba a sua sintonia com a opinião pública.
Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do artigo de autoria do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, intitulado: “Riscos de uma atitude ousada”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 02 de outubro de 2011.
Segundo o autor, a taxa de juros no Brasil não é alta por teimosia do Banco Central. O Banco Central tomou a decisão de iniciar um corte precoce da taxa de juros, afirmando que não há riscos de que a inflação se situe acima da meta de 4,5% em 2012.
Como terceiro assunto, gostaria de fazer o registro do artigo de autoria do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, intitulado: “Perderam a noção”, publicado pelo jornal O Globo em sua edição de 29 de setembro de 2011.
Segundo o autor, a carga tributária brasileira subiu forte em 2010 e aumenta ainda mais neste ano. E parece que não dá para nada. Aumentar impostos mesmo com o exemplo atual de uso do dinheiro público?
Finalmente, gostaria de fazer o registro das matérias veiculadas pela mídia nacional sobre o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, publicadas de 06 a 14 de dezembro de 2011.
As matérias destacam mais um caso de corrupção no ministério da presidente Dilma. O ministro Fernando Pimentel, suspeito de tráfico de influência, ganhou muito dinheiro prestando serviços a empresas quando já coordenava a campanha da presidente Dilma Rousseff.
Sr. Presidente, requeiro que os artigos acima citados sejam considerados parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.
**************************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)
***************************************************************************************
Matérias referidas:
- “Caiu de podre”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo;
- “Riscos de uma atitude ousada”, jornal O Estado de S. Paulo.
- “Perderam a noção”, publicado pelo jornal O Globo;
- Matérias sobre o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel.