Discurso durante a 235ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado “Pior a emenda que o soneto”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente; e outros assuntos.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CAMARA DOS DEPUTADOS. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO FEDERAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. JUDICIARIO.:
  • Registro do editorial intitulado “Pior a emenda que o soneto”, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2011 - Página 56032
Assunto
Outros > CAMARA DOS DEPUTADOS. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO FEDERAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. JUDICIARIO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, DECISÃO, DEPUTADO FEDERAL, REFERENCIA, EX MINISTRO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, PEDIDO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, SAIDA, MINISTRO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, SAIDA, CARLOS LUPI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, INVESTIGAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, EX MINISTRO, CASA CIVIL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, OMISSÃO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, REFERENCIA, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, EX MINISTRO, CASA CIVIL.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado, “Pior a emenda que o soneto”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 04 de dezembro de 2011.

            O editorial destaca que o deputado Cândito Vacarezza, líder do governo na Câmara meteu os pés pelas mãos ao tentar ao tentar minimizar a importância do fato do ex-ministro Lupi ter ocupado um cargo de assessor na Câmara enquanto trabalhava no Rio de Janeiro.

            Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do editorial intitulado, “Comissão de ética quer saída de Lupi, e Dilma pede calma”, publicado pelo jornal O Globo em sua edição de 1º de dezembro de 2011.

            O editorial destaca que mesmo depois da recomendação feita pelo Conselho de Ética da Presidência, a presidente Dilma pede calma para decidir saída de Lupi.

            Como terceiro assunto, gostaria de fazer o registro do editorial intitulado, “Lupi pede para sair e PT já disputa o ministério”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 05 de dezembro de 2011.

            O editorial destaca que o pedetista, Carlos Lupi, é o sexto ministro a cair sob acusação de corrupção em menos de um ano de governo da presidente Dilma Rousseff.

            Como quarto assunto, faço registro da matéria intitulada, “Palocci é investigado pelo MPE por suspeita de lavagem de dinheiro”, publicada pelo jornal O Globo em 12 de outubro de 2011.

            A matéria relata que o Ministério Público Estadual de São Paulo abriu processo investigatório contra o ex-ministro da Casa Civil Antônio Palocci, por suspeita de lavagem de dinheiro no aluguel do apartamento que ele mora em São Paulo.

            Como último assunto, gostaria de fazer o registro da matéria intitulada, “O MP ainda cerca Palocci”, publicada pela revista Isto É em sua edição de 12 de outubro de 2011.

            A matéria relata que apesar da omissão do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, em processar penalmente Antônio Palocci, as novas provas encontradas pelos subprocuradores comprovam a existência de crimes de ordem fiscal contra o patrimônio público federal, o que deve ensejar a abertura deste processo contra a empresa do ex-ministro.

            Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- Pior a emenda que o soneto;

- Comissão de ética quer saída de Lupi, e Dilma pede calma;

- Lupi pede para sair e PT já disputa o ministério;

- Palocci é investigado pelo MPE por suspeita de lavagem de dinheiro;

            - O MP ainda cerca Palocci.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2011 - Página 56032