Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Reverência à memória do ex-Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Reverência à memória do ex-Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DCN de 11/08/2011 - Página 2276
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, SENADOR, FAMILIA, PRESENÇA, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Srªs e Srs. Deputados, há quase quarenta dias faleceu o ex-Presidente Itamar Franco. Com ele, tive a felicidade de repartir o plenário durante este meu primeiro mandato de Senador da República, o que muito me honrou. Poder estar ao lado de um homem público que marcou positivamente a história brasileira é particularmente gratificante para qualquer homem público. Foi o ex-presidente Itamar Franco um dos homens públicos de Minas Gerais que dignificou a política brasileira.

            Para as gerações que se iniciam na política é importante que o Senado esteja sempre disposto a homenageá-Io, como faz agora. Principalmente quando se trata de uma figura histórica, da estatura de Itamar Franco, que sempre trabalhou para o Brasil e para o seu povo. Sua dedicação ao nosso País pode ser vista nesse período em que esteve ao nosso lado aqui no Senado Federal.

            Tendo em seu currículo a Presidência da República, Itamar Franco poderia aposentar-se como um homem de grandes feitos. Sua vontade de servir ao Brasil, reproduzindo exemplos de honradez e de amor ao povo brasileiro} o impeliram a concorrer outra vez a um mandato eletivo} vencendo o pleito e assumindo o Senado para mais uma vez lutar por seus ideais, lutar por um Brasil melhor.

            Como Presidente da República, foi o idealizador e o principal defensor do Plano Real, que todos nós reconhecemos hoje como a solução não só para a manutenção da economia brasileira} como também para evitar a corrosão do salário da grande maioria} eu digo até} da totalidade da população brasileira.

            Sabemos que este plano deu novos rumos ao nosso País. Não podemos esquecer que, naquela época, vivíamos uma inflação de dois dígitos} que nos incomodava e nos tornava desacreditados lá fora} especificamente a economia nacional. Essa inflação corroía nossos salários e também a própria economia nacional, fazendo com que a população ficasse mais pobre a cada dia.

            Com a implementação do Plano Real, houve redução da inflação, que era o principal objetivo do projeto. O plano foi aprovado no Congresso Nacional, e deu tanto certo que continua contribuiu para a estabilidade econômica e para que o Brasil fosse respeitado em todo o mundo, especialmente nas economias mais potentes do universo.

            Esses efeitos do Plano causaram uma reorganização dos setores econômicos nacionais. Com isso, todos nós hoje reconhecemos a decisão político-administrativa do Presidente Itamar como também a contribuição desta Casa e da população brasileira que o ajudaram a tomar a decisão que o Brasil reconhece como uma das mais acertadas naquele instante.

            Homem forte, defensor intransigente de suas idéias e também da Constituição Federal, continuou conduzindo, o processo de redemocratização deste País, um processo difícil, como todos nós sabemos.

            Itamar Franco foi um homem que exerceu suas funções públicas com altivez e dignidade, sendo um exemplo para todos os brasileiros e, com certeza, para aqueles que ainda haverão de assistir à sua história - digo até de lerem-na - num futuro próximo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 11/08/2011 - Página 2276