Fala da Presidência durante a 170ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 33 anos da fundação da Comunidade Canção Nova.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39113
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMUNIDADE, IGREJA CATOLICA, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, DIFUSÃO, DOUTRINA, RELIGIÃO, REALIZAÇÃO, ATIVIDADE ASSISTENCIAL.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Muito obrigado pela apresentação que acaba de ser feita.

            Quero agradecer a presença, antes de encerrar esta sessão, do primeiro signatário deste requerimento para que ela fosse realizada, Senador Antonio Carlos Valadares; Exmº Sr. Senador Gim Argello; Cofundador da Comunidade Canção Nova, Sr. Wellington Silva Jardim, cujas palavras honraram o Senado Federal; a também Cofundadora da Comunidade Canção Nova, Srª Luzia Santiago; Deputado Federal e apresentador do Programa Mais Brasil na TV Canção Nova, Deputado Eros Biondini; Deputado Federal Gabriel Chalita; Vigário-Geral da Arquidiocese de Brasília, Reverendíssimo Sr. Padre George Tajra; Embaixador do Equador, Sr. Horacio Sevilla-Borja; Reverendíssimo Senhor Geraldo Martins Dias; Reverendíssimo Senhor Monsenhor Piergiorgio Bertoldi; Intérpretes das canções cantadas, Srª Eliana Ribeiro e Sr. Márcio Valério Mendonça Tomaz; Coral do Senado; demais membros da Comunidade Canção Nova; minhas senhoras e meus senhores, encerrando esta sessão, o Senado Federal cumpre hoje um agradecimento, que é de todo o povo brasileiro, à Canção Nova pelo que ela tem realizado em benefício dos valores cristãos e dos valores morais da sociedade brasileira.

            Aqui costumamos comemorar as datas redondas e, hoje, estamos comemorando uma data de 33 anos. Mas ela tem um significado simbólico, porque justamente 33 foram os anos que Deus determinou que seu filho passasse aqui entre os homens, na Terra, para mostrar que não estamos sós e que, permanentemente, teremos a presença de Deus a nosso lado.

            Ele não era nenhum teólogo, não ensinou coisas complicadas, mas, sim, coisas simples, ensinamentos simples, como: “Todos somos irmãos; todos somos filhos de Deus; amai-vos uns aos outros e perdoai os vossos inimigos”.

            Numa casa de políticos, esse último mandamento de Jesus é certamente difícil de cumprir, mas eu, como cristão, procuro cumpri-lo: “Perdoai os vossos inimigos.” (Palmas.)

            Queria aqui ressaltar não só o que a Canção Nova tem feito pelos valores morais do Brasil, mas também pelo que ela completou na realização de obras como a Comunidade Canção Nova, com a Fundação João Paulo II, braço social da entidade, com o Instituto Canção Nova, com a Casa do Samaritano, com o Projeto Geração Nova e tantos outros trabalhos que ela desenvolve no terreno da sociedade, concitando principalmente os jovens para que eles caminhem para a fé, para os bons costumes e para uma vida sadia e uma vida que tenha um valor espiritual grande.

            O Padre Vieira, no seu Sermão da Sexagésima, dizia que os pregadores deviam pregar pela palavra e pelo exemplo. A Canção Nova prega pelo exemplo e pela palavra. Pela palavra, a palavra de Deus; e, pelo exemplo, o exemplo de trabalho que todos aqueles que fazem a Canção Nova realizam em benefício do País, em benefício de todos nós e do povo brasileiro.

            Está encerrada a sessão. Suspendo-a por cinco minutos para que todos os presentes recebam os cumprimentos e a confraternização de todos nós, cristãos, e que somos membros da Canção Nova.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2011 - Página 39113