Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicitação ao Presidente do Senado que transfira a data das sessões especiais com o objetivo de garantir o horário do expediente do Plenário.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicitação ao Presidente do Senado que transfira a data das sessões especiais com o objetivo de garantir o horário do expediente do Plenário.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2011 - Página 39199
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, LIDER, MINORIA, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, TRANSFERENCIA, DATA, SESSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, PREVENÇÃO, PREJUIZO, HORARIO, EXPEDIENTE, PLENARIO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Sarney, eu queria abordar um assunto com V. Exª, em nome da Liderança da Minoria, em relação às sessões especiais.

            Hoje, tivemos uma bela sessão especial. Participei de boa parte dela, mas, Presidente Sarney, há tempos essas sessões se realizam na hora em que a Oposição precisa daquele horário para poder colocar o seu posicionamento.

            Como Líder da Oposição da Minoria deste Senado, estou me sentindo com falta de horário para realizar a minha tarefa. Há vários projetos, Sr. Presidente, que disciplinam as sessões especiais. Tenho absoluta certeza de que V. Exª será sensível à minha solicitação. Aliás, todas as vezes que fiz solicitações coerentes, racionais, a V. Exª, tenho tido bom resultado. Tenho certeza de que não serão necessários maiores diálogos entre a oposição e V. Exª para se chegar a um consenso.

            Já há vários projetos regulamentando essa situação. Espero, então, que V. Exª, a partir da próxima semana, possa colocar essas sessões especiais, que são importantes sim - sei que são -, para serem realizadas nas segundas-feiras, ou nas sextas-feiras, deixando a Hora do Expediente da terça e da quarta-feira livre para que a Oposição e a Situação possam usá-la também, e que possamos dar o verdadeiro nome ao Parlamento, discutindo, parlamentando, a fim de que possam ser mostrados à Nação os ideais de cada Partido, o objetivo de ser Oposição e de ser Governo.

            Tenho certeza de que V. Exª, repetindo, pela coerência com que preside esta Casa, antes mesmo de se votar esses projetos que regulamentam essa situação, depois daquelas sessões que já estejam marcadas e que V. Exª não possa desmarcar, V. Exª, então, dê prioridade às segundas e às sextas-feiras, para que não haja prejuízo, principalmente, para a Oposição no horário do Expediente das terças e das quartas-feiras.

            Essa é a minha solicitação.

            Muito obrigado pela sua atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2011 - Página 39199