Fala da Presidência durante a 172ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração do 218º Círio de Nazaré.

Autor
Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do 218º Círio de Nazaré.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2011 - Página 39304
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, FESTA, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, MANIFESTAÇÃO, CULTURA, POPULAÇÃO.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Srªs e Srs. Senadores; cara colega Senadora Marinor Brito; Revmo Sr. Dom Alberto Taveira Corrêa; Exmo Diretor Geral da Festa do Círio, Sr. Cesar Neves; Exma Coordenadora, Srª Desirre Tozi, reúne-se o Senado da República em sessão dedicada a comemorar a 218ª Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, tradicional festividade votiva do calendário da fé católica, observada em diversos locais deste País e de maneira absolutamente destacada em Belém, capital do Estado do Pará.

            Os motivos que levaram à aprovação do Requerimento nº 1.065, de 2011, em muito boa hora proposto pela Senadora Marinor Brito, como sua primeira signatária, são de fato bastante justos e adequados. Em primeiro lugar, porque o Círio, que este ano será realizado no dia 9 de outubro, retrata e exemplifica um evento que é um paradigma da cultura popular brasileira. Neles estão presentes, ao mesmo tempo, a tradição religiosa do nosso povo, com suas profundas implicações sociopolíticas, e as raízes multiculturais que estruturam e fundamentam a alma do Brasil; também a culinária, as brincadeiras, as manifestações folclóricas originárias a um só tempo da cultura portuguesa, da cultura indígena e da negra.

            Eu, pessoalmente, Senadora, tive oportunidade de ir a um Círio de Nazaré e devo dizer a V. Exª que nunca vi uma manifestação de massa tão forte, tão empolgante e tão impactante. Na época, eu era Ministra do Turismo e me lembro que fizemos muito empenho não só em reiterar que ficasse no calendário das grandes atrações turísticas do nosso País, mas que tivesse todo apoio possível do turismo, porque, realmente, não é só manifestação religiosa. Vai muito além. É manifestação de fé, mas também - não sei bem até explicar - manifestação cultural do nosso povo. Realmente, o Círio é uma jóia da nossa cultura.

            Acho que dificilmente se verá, depois de dar esse testemunho público - porque realmente fiquei muito impressionada -, em qualquer local do mundo, manifestação em que seja tão constante e expressiva a participação do povo.

            De fato, a Festa do Círio é comemorada há mais de dois séculos, e a expectativa para este ano é a de que dela participem algo como dois milhões de fiéis, vindos do interior do Estado do Pará e de muitos outros locais do Brasil e do exterior.

            Esses números concorrem para a fama que tem o ponto alto da festividade - a procissão do Círio - de representar a maior manifestação religiosa cristã em todo o mundo.

            Na manhã de domingo, às 7 horas da manhã, quando a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixar a Catedral Metropolitana de Belém a caminho de sua basílica onomástica, uma verdadeira multidão irá segui-la, uma verdadeira multidão irá disputar um breve toque que seja na gigantesca corda que conecta simbolicamente a Mãe de Deus ao seu povo, tornando palpável o encontro entre fiel e Virgem, entre pedido e graça, entre a fé dos homens e o amor de Deus.

            É esta, pois, a dimensão da Festa do Círio, que hoje é homenageada neste plenário; a festa de um povo cuja crença é inabalável.

            Possamos nós, Senadores e Senadoras, neste momento privilegiado, homenagear Belém do Pará, porta de entrada da Amazônia brasileira, cidade cujas tradições tanto honram a cultura nacional. Possamos homenagear ainda, congregados na figura dos belenenses, todos os romeiros e visitantes que deixam os seus locais de origem para, em conjunto com a população local, louvar a Virgem e rezar por paz, pão e prosperidade. Possamos, por fim, irmanar-nos a todos os participantes do Círio e do Plenário do Senado Federal, Casa símbolo da Federação brasileira, compartilhar dos fundamentos da fé, esperança e caridade, que tanto aqui quanto lá entendemos os pressupostos maiores de um Brasil mais generoso e feliz, os pressupostos de um Brasil mais inclusivo, mais igual e mais justo para nós e nossos filhos.

            Obrigada, Senadora Marinor Brito, por ter tido a ideia de fazer esta homenagem.

            Agora, devidamente, passo a Presidência a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2011 - Página 39304