Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para grandes desafios a serem enfrentados neste ano; e outro assunto.

Autor
Lauro Antonio (PR - Partido Liberal/SE)
Nome completo: Lauro Antonio Texeira Menezes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Destaque para grandes desafios a serem enfrentados neste ano; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 08/02/2012 - Página 1171
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, OBSTACULO, INICIO, LEGISLATURA, CONTINUAÇÃO, PROJETO, ERRADICAÇÃO, POBREZA, AUXILIO, PROGRAMA DE GOVERNO, CRIAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, NECESSIDADE, PLANO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO, CARENCIA, OBJETIVO, EXTINÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, DESIGUALDADE SOCIAL, IMPLANTAÇÃO, INDUSTRIA, UTILIZAÇÃO, TURISMO.

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado pelo carinho, estou muito feliz em retornar aqui a esta Casa.

            Senhoras Senadoras, Senhores Senadores,

            Um novo ano Legislativo se inicia e com ele teremos novos e antigos desafios pela frente. Desafios estes, na forma de projetos novos e na continuidade de outros, os quais acreditaram serem de grande importância para o nosso povo e para o nosso País.

            E um dos grandes desafios a darmos continuidade este ano, sem dúvidas, será o de erradicar a pobreza extrema em nosso País. Pessoalmente, vejo que os programas sociais do Governo Federal são muito importantes e, neste momento, imprescindíveis. Mas precisamos estar atentos à criação de políticas públicas efetivas para erradicação dessa condição à qual parte do nosso povo está submetida, com a criação e geração de empregos e renda que fixem homens e mulheres à sua terra.

            Termos um plano de desenvolvimento voltado para os locais do País onde estão localizados os bolsões de pobreza, mais do que um objetivo é uma meta a ser alcançada. Vivemos em uma nação de dimensão continental e de grandes diversidades regionais e, por isso mesmo, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas que contemplem as particularidades de cada região.

            Em Sergipe, por exemplo, temos a capital Aracaju com um dos melhores IDH do nordeste e uma das melhores qualidades de vida do País, em contrapartida, há regiões no Estado, onde apesar dos esforços dos governos Federais e Estaduais a população vive em situação de pobreza extrema. E o que fazer para mudar

            E o que fazer para mudar esse quadro de desigualdade? Como gerar emprego para essas pessoas?

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o meu sonho, o meu desejo e o meu empenho estão voltados para a criação de oportunidades por meio da qualificação de pessoal para o mercado de trabalho. O nosso Estado oferece grandes possibilidades para implantação de indústrias, mas é na indústria sem chaminé, no turismo, que vejo o enorme potencial, não apenas de Sergipe, mas do Brasil. E quando falo em turismo, refiro-me tanto ao turismo de negócios quanto ao de lazer.

            Temos, em Sergipe, uma das 100 praias mais belas do mundo, a praia do Saco, localizada na região do Mangue Seco, onde a construção de uma ponte ligando a região sul de Sergipe à região norte da Bahia certamente irá trazer uma enorme possibilidade de desenvolvimento para toda aquela região.

            A despoluição dos rios Sergipe e Poxim é outro grande trunfo turístico para o estado, assim como a revitalização da Ilha do Ouro, um local paradisíaco do sertão sergipano, às margens do rio São Francisco.

            E por falar no "Velho Chico", a construção de uma ponte, ligando o norte de Sergipe ao sul de Alagoas trará, com certeza, grandes possibilidades de desenvolvimento para essas regiões dos dois estados. E aqui não posso deixar de citar o canyon de Xingó, que é o quinto canyon mais profundo do mundo, indiscutivelmente uma das regiões mais bonitas do Planeta.

            Mas o fato é que além dos 173 km do nosso belo e aprazível litoral, onde a temperatura da água é uma das mais agradáveis de toda a América do Sul, de todas as possibilidades de aproveitamento turístico dos nossos rios, temos, ainda, um grande potencial para o desenvolvimento do turismo histórico e rural.

            Está em Sergipe a quarta mais antiga cidade do País: São Cristóvão, que também foi a primeira capital do estado. E em 2010, a UNESCO anunciou a praça São Francisco como patrimônio cultural da humanidade.

            Laranjeiras é referência histórica e cultural pela beleza de suas ruas, igrejas e casarões construídos em modelo português nos séculos XVII, XVIII E XIX.

            Isso sem mencionar a serra de Itabaiana, a cachoeira de Macambira e todas as possibilidades de turismo rural existentes no Estado, Esse segmento turístico é de grande importância por criar um fluxo de interiorização, fomentando não apenas o turismo externo, mas também o interno. Dessa maneira, ganha o turista que tem a oportunidade de conhecer a culinária, o folclore e a cultura da região e, por sua vez, as comunidades onde existem empreendimentos voltados para o segmento do turismo rural crescem com a geração de empregos e renda para sua população, mantendo o homem ligado às suas raízes e à sua cultura.

            Temos, também, um dos solos mais férteis para cultivo de palma, milho, laranja, coco, cana-de-açúcar e hortifrutis pela possibilidade que temos, não apenas de irrigação pelos rios da região, mas principalmente pela possibilidade de perenização dos rios com a construção de pequenos embarreiramentos.

            Então, Senhor Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que tenho a lhes dizer hoje é o que verdadeiramente acredito!

            O nosso País é rico em todos os recursos que precisamos para desenvolvê-lo ainda mais e tirar definitivamente nosso povo dessa situação de desigualdade social e pobreza extrema. Acredito firmemente que com nosso trabalho junto com todos os Parlamentares, em parceria com o Governo Federal, os governos estaduais e municipais, conseguiremos soluções viáveis e criativas para tornarmos os nossos Estados e Municípios lugares mais dignos de viver.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/02/2012 - Página 1171