Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com os brasileiros radicados no Paraguai, ocupantes de terras cedidas pelo governo daquele país.

Autor
Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Sergio de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Preocupação com os brasileiros radicados no Paraguai, ocupantes de terras cedidas pelo governo daquele país.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2012 - Página 1273
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • APREENSÃO, INTEGRIDADE, BRASILEIROS, MORADOR, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI, MOTIVO, CONFLITO, POPULAÇÃO, NACIONALIDADE BRASILEIRA, NACIONALIDADE, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, RELAÇÃO, DISPUTA, TERRAS, REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, AMBITO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), SUBCOMISSÃO, OBJETIVO, DIALOGO, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO ESTRANGEIRO, SOLUÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/PMDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente José Sarney, Srªs e Srs. Senadores, caros telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, caros brasileiros e brasiguaios.

            Sr. Presidente, venho à tribuna do Senado Federal para tratar de um assunto de interesse nacional, de um assunto de interesse de todo o País, não só do Estado do Rio Grande do Sul, da Senadora Ana Amélia; do Estado do Paraná; do Estado de Santa Catarina, do Senador Casildo Maldaner e do Senado Luiz Henrique; do Estado do Mato Grosso, do Senador Blairo Maggi; do Estado do Mato Grosso do Sul, do Senador Moka; mas, sim, de um assunto de interesse de toda a Nação brasileira, externar a minha preocupação com relação aos brasileiros que se radicaram no Paraguai há mais de quatro décadas e que lá ocupam terras concedidas pelo próprio governo paraguaio.

            Em conversa com vários Senadores, principalmente com o Senador Mozarildo Cavalcanti, Presidente da Subcomissão de Fronteiras, tomamos a iniciativa de protocolar um requerimento perante a Comissão de Relações Exteriores, sugerindo a criação de uma subcomissão temporária externa, para que o Senado Federal vá ao Paraguai conversar com o congresso paraguaio, conversar com o governo paraguaio, e garantir as prerrogativas dos brasileiros e dos cidadãos paraguaios, filhos de brasileiros, nascidos nessas últimas quatro, cinco décadas, naquele país.

            Estive também no Itamaraty, na semana passada, conversando sobre esse assunto com o Embaixador Eduardo Gradilone, responsável pelas relações exteriores. Na tarde de ontem, o Embaixador Gradilone encaminhou ao meu gabinete um e-mail, recebido do Presidente Lugo, Presidente do Paraguai, relatando a situação dos conflitos que assolam brasileiros e paraguaios no que diz respeito à disputa pela terra. O Presidente Lugo manifesta a sua preocupação pelo momento político que vive aquele país, momento eleitoral, ano eleitoral. E essa também é a preocupação que externei há pouco em uma reunião com o Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Senador Fernando Collor de Mello.

            Também citei, na reunião da Comissão de Agricultura, aos meus colegas e pares, que o fato de ser um ano eleitoral no Paraguai agrava ainda mais a situação. Esta foi uma das bandeiras daquele governo, do governo do Presidente Lugo: a regularização fundiária, a reforma agrária naquele País, mas também tinha como bandeira a majoração dos valores pagos pela utilização brasileira da energia gerada por Itaipu Binacional. Foi lembrado hoje pelo Senador Blairo Maggi, na Comissão de Agricultura, o projeto que tramitou nesta Casa, relatado pela então Senadora Gleisi Hoffmann. Sentaram-se à mesa paraguaios e brasileiros, e foi comentada, mais de uma vez, a necessidade de se garantir o direito à propriedade dos brasileiros que lá vivem.

            O Presidente Lugo, então, em mensagem ao governo brasileiro, por meio do Itamaraty, manifesta sua preocupação por ser este um ano eleitoral e pela questão ser utilizada com um cunho político e não de governo, de garantia da propriedade, como de fato deve ser.

            Sr. Presidente José Sarney, amanhã será votado, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, um requerimento assinado por mim, pela Senadora Ana Amélia e pelo Senador Mozarildo Cavalcanti para formarmos essa subcomissão temporária externa e irmos ao Paraguai. O Presidente Collor nos garantiu que colocará essa matéria extrapauta.

            Tomarei a iniciativa e vou solicitar que tramite em regime de urgência. E virá à Mesa do Senado Federal, Sr. Presidente, porque cabe à Mesa e cabe à discussão do Plenário a votação da constituição desta comissão.

            Então, o motivo de eu ocupar o espaço na tribuna hoje é para requerer a todos os meus colegas que têm a preocupação com todos aqueles amigos e cidadãos brasileiros que vivem no Paraguai que possamos, o mais rápido possível, formar essa comissão e irmos ao Paraguai conversar com o governo e com o congresso paraguaio e garantirmos a integridade física, garantirmos a cidadania e garantirmos também o direito de propriedade.

            Por fim, Sr. Presidente, requeiro que conste dos Anais desta Casa o comunicado do Presidente Lugo sobre os conflitos por terras, que foi traduzido pelo órgão oficial desta Casa, do Senado Federal.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

**********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO SOUZA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

******************************************************************************************

Matéria referida:

- Comunicado do Presidente do Paraguai, Fernando Lugo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2012 - Página 1273