Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 13/02/2012
Discurso durante a 7ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Estadual José Candido.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Estadual José Candido.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/02/2012 - Página 2527
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUTA, DEFESA, IGUALDADE RACIAL.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nascido em 30 de setembro de 1942, na cidade de Sabino, no Oeste paulista, José Cândido disputou sua primeira eleição em 1982, como líder comunitário do bairro Jardim Revista. Na verdade, no Município de Oriente, havia, já aos 19 anos, sido presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais e se tornara um líder comunitário de grande relevância.
Em 1988, ele conseguiu a vaga e assumiu uma das cadeiras da Câmara Municipal, em Sabino, sendo reeieito em 1992 e em 1996. Sempre marcou sua atuação por defender os mais necessitados. José Cândido liderou o movimento para a criação de um plebiscito entre bairros da divisa entre Suzano e Mogi das Cruzes. Na época, mais de dez bairros decidiram fazer parte de Suzano.
Após a mudança, os bairros começaram a receber infraestrutura, como água, esgoto, asfalto e luz.
Após o terceiro mandato como vereador, José Cândido passou a atuar em movimentos sociais e no fortalecimento do PT no Alto Tietê. Em 2006, resolveu voltar à política para defender as conquistas que o Partido dos Trabalhadores havia implantado no País, com o governo Lula, e em Suzano, com a gestão de seu filho, Marcelo Cândido, atual Prefeito de Suzano.
Eleito Deputado Estadual pelo PT em 2010, com 58.932 votos, José Cândido manteve sua atuação ligada aos movimentos sociais. Mas também se destaca na defesa do meio ambiente, dos direitos humanos - é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia - e em favor da igualdade racial e fim de quaisquer discriminações.
Formado no curso de torneiro mecânico, participou da fundação, em Suzano, da Comunidade Católica e da construção do Centro Comunitário da Sociedade Amigos de Bairro. Foi presidente nacional da Comunidade Kolping e ministro da Palavra e Eucaristia na Igreja Católica.
Em nota, a bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo afirma que "perde um virtuoso combatente da luta pela igualdade racial e inclusão dos menos favorecidos à sociedade".
Representante do PT de Marília, Alonso Bezerra de Carvalho manifestou seu pesar pelo faiecimento do Deputado:
Em nome do Partido dos Trabalhadores de Marília-SP, manifesto os meus profundos sentimentos à família. Saibam que o deputado José Cândido já estava ligado á nossa luta aqui em Marília bem como na região. Disposto, dinâmico, cheio de fé e esperança, acreditava e estava investindo na construção e no fortalecimento do partido no interior. Que possamos continuar a luta. Saudades.
Também em nota, o presidente estadual do partido, Edinho Silva, lamenta a morte do Deputado:
O Partido dos Trabalhadores perde uma grande liderança. Uma pessoa que ficará marcada na nossa memória pela sua retidão, pelo seu compromisso na construção de uma sociedade mais justa, por meio da luta intransigente contra as desigualdades raciais e em prol da população mais sofrida.
José Cândido tinha em Martin Luther King Jr. um de seus grandes inspiradores. Acreditava em suas recomendações de que deveremos sempre estar confrontando a força física com a força da alma. Eis por que quis tanto contribuir para que, em breve, apliquemos no Brasii os princípios de justiça de maneira que possamos estar todos juntos na mesa da fraternidade.
Hoje eu estive ali no velório, no Ginásio Portela, de Suzano, com a presença de dezenas de parlamentares, vereadores, prefeitos de toda região do Alto Tietê, inclusive com presença do Governador Geraldo Alckmin, de toda a sua família, de seus amigos.
Tendo em vista que José Cândido era um homem muito dedicado aos propósitos de sua religião, de sua fé, católico que era, mas com uma convivência muito intensa entre evangélicos e pessoas de todas as religiões, inclusive as afrobrasileiras, eis que, depois de realizada a missa de corpo presente, houve um ato ecumênico, com a presença de grande número de moradores de Suzano, das cidades vizinhas. Ali, prestou-se uma homenagem muito bonita e merecida a esse valoroso Deputado Estadual, que perde por questões de saúde, aos 70 anos, a sua vida, mas deixou muitos bonitos exemplos ao longo de sua vida. E as suas palavras tocam fundo em todos os seus seis filhos e cinco netos e em todos nós que tanto o admirávamos.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Marcelo Crivella. Bloco/PRB - RJ) - Nós é que agradecemos e nos solidarizamos com V. Exª.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O Senador Aloysio Nunes Ferreira também assinou o presente requerimento.
Muito obrigado.
E certamente, a Senadora Marta Suplicy, se aqui estivesse. Logo que a Senadora Marta Suplicy puder, vai assinar.
Muito obrigado.