Fala da Presidência durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de carta a Presidente Dilma Rousseff destinada à comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e dos 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.

Autor
Marcelo Crivella (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Marcelo Bezerra Crivella
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Leitura de carta a Presidente Dilma Rousseff destinada à comemoração do centésimo quinquagésimo aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, Catedral Evangélica do Rio e dos 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2011 - Página 38006
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, HOMENAGEM.
  • LEITURA, MENSAGEM PRESIDENCIAL, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SAUDAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), AUTORIDADE, GLEISI HOFFMANN, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL.

            O SR. PRESIDENTE (Marcelo Crivella. Bloco/PRB - RJ) - Nós é que agradecemos o lindo discurso de V. Exª, saudando a Igreja Presbiteriana.

            Que Deus o abençoe, Senador Geovani Borges.

            Quero também agradecer aos meus companheiros do gabinete. Está ali o André, africano, naturalizado brasileiro; a Margareth Cabral, chefe de gabinete; está o Bona, está a Dorlene, Dorneles e o Matias, do Tocantins, companheiros que ajudaram muito a abrilhantar e a construir esta nossa solenidade.

            Muito obrigado aos meus amigos do gabinete, os funcionários.

            Gostaria de ler a carta que me enviou a nossa ilustre dama, a Presidenta do Brasil, que não só enastra, na sua personalidade encantadora e sedutora, todas as delicadezas da ternura e da bondade da alma feminina, mas também as resistências morais e de caráter da mulher brasileira, das nossas mães, das nossas irmãs, das nossas filhas, que tanto nos envaidecem e orgulha. Ela não pôde vir.

            No dia em que eu a convidei, aliás, eu não a convidei para vir aqui, porque a agenda é muito complicada, mas eu pedi que recebesse a ilustre delegação, chefiada pelo Reverendo Guilhermino Cunha, ela disse: “Claro que vou recebê-los, até porque estudei numa escola presbiteriana”. Eu não sabia. Vocês sabiam que ela havia estudado na escola presbiteriana, cantada aqui em tantos versos e elogios pelo Senador Cristovam Buarque? Também já nos deu uma Presidenta da República, aliás, a primeira. Ela não pôde, porque, vocês sabem, ela está abrindo a sessão da ONU, mas mandou uma mensagem e pediu que eu a lesse.

“Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do 150º Aniversário da 1ª Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e dos 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Brasília, 14 de julho de 2011.

Quero felicitar a todos os presbiterianos pelos 152 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil e pelo sesquicentenário da Primeira Igreja Presbiteriana do País, a Catedral Evangélica do Rio de Janeiro.

Desde a chegada ao Brasil do Reverendo Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1859, a Igreja Presbiteriana tem cumprido papel destacado em nosso País, sobretudo na área da educação e na formação de pessoas de bem.

Poderia dar muitos exemplos, mas vou lembrar aqui do Pastor da Igreja Presbiteriana Unida James Wright, que, imbuído dos mais elevados valores cristãos, arriscou a própria vida para, ao lado do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, liderar o Projeto Brasil Nunca Mais.

Graças a essa iniciativa, o País tomou conhecimento de forma sistematizada e confiável das violações aos direitos humanos praticados por agentes do aparato repressivo durante a ditadura.

Deixo aqui os meus parabéns a toda comunidade presbiteriana pela sua atuação em defesa da solidariedade, da educação e da consciência cristã.

            Dilma Rousseff, Presidenta do Brasil. (Palmas.)

            Eu também gostaria de dizer que me ligaram os Senadores do bravo Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles e Lindbergh Farias, para que expressasse aqui o apreço, o respeito, a admiração e o carinho que têm pela Igreja Presbiteriana e também para que pedisse escusas porque ambos estão no Rio de Janeiro envolvidos na visita que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex- Presidente do Brasil, está fazendo ao nosso Estado.

            Também a Ministra Gleisi Hoffmann, na sexta-feira, à tarde, pediu-me que dissesse aos senhores o apreço que ela tem, sobretudo pela Igreja no Paraná, da terra dela, que tem feito um trabalho extraordinário em favor do seu povo.

            Ficam aqui consignados esses avisos.

            Gostaria, agora, de ceder a palavra para a nossa Deputada Federal Liliam Sá, que falará da sua fé, fazer o seu discurso em homenagem à Igreja.

            Com a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2011 - Página 38006