Comunicação inadiável durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Criticas aos prefeitos corruptos que tentam reeleição.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Criticas aos prefeitos corruptos que tentam reeleição.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2012 - Página 4287
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • CRITICA, PREFEITO, AUTOR, CORRUPÇÃO, TENTATIVA, REELEIÇÃO, ANUNCIO, PROVIDENCIA, ORADOR, REFERENCIA, APRESENTAÇÃO, DENUNCIA, AMBITO, TRIBUNAL DE CONTAS, MUNICIPIOS, ESTADO DO PARA (PA), ACUSAÇÃO, CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, PREFEITURA, MUNICIPIO, SALINOPOLIS (PA).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, ia eu falar, hoje, meu querido Pará e meu querido Brasil, sobre o corte de R$7,5 bilhões na área da saúde e na área da educação, fatores fundamentais para o povo brasileiro. A Presidenta Dilma corta exatamente nas áreas de maiores necessidades.

            Pretendia falar eu, também, sobre o meu Estado, que volta a crescer, Mozarildo. Bati tanto nessa tecla, pedi tanta mudança para o meu Estado.

            O meu querido povo entendeu, mudou e, hoje, o Estado começa a dar uma nova alavancada para o seu desenvolvimento.

            Mudei os dois temas por um tema imprescindível, por um tema de que jamais eu poderia deixar de falar na tarde de hoje, por um tema que me causa revolta, por um tema que me causa indignação.

            Ao ver, Senador Paulo Paim, a aproximação das eleições municipais, a oito meses, e ver que prefeitos ladrões, patifes, que enganaram o povo durante esses quatro anos, que não fizeram nada, que prometeram tudo nas eleições, começam agora a voltar, com a cara mais cínica, a visitar o povo e a tentar enganar novamente o povo.

            Eu estou falando aqui e vou citar um exemplo nominal na minha terra, um exemplo de um prefeito ladrão. E comigo não tem esse negócio de chamar de corrupto não. Tem que chamar é de ladrão, porque o ladrão é aquele que rouba o povo, que engano o povo, Senador Paim.

            Eu tenho o exemplo de vários prefeitos, mas há um que abusa mais. Há um que eu jamais conheci um ladrão igual. O ladrão que rouba com mais perfeição do que um gato à noite, chamado Vagner Curi, Prefeito de Salinópolis, de uma das cidades mais belas da minha terra, de uma cidade de gente ordeira, de uma cidade de gente humilde, de uma cidade de pescadores, que lutam pela sobrevivência dos seus filhos, que lutam pelas suas famílias, para não passarem fome. E esse bandido, esse prefeito, vive a enganar aquela população.

            Roubou tanto, que construiu um hospital chamado Samaritana. E ali, se dizendo médico - eu tenho minhas dúvidas se o é, porque quantas pessoas ele já matou naquele hospital! -, não fez nada, roubou comprovadamente. Tenho eu provas na mão, provas que encaminhei ao Tribunal de Contas do Município do meu Estado. E aqui faço a cobrança ao Sr. Presidente:

Senhor Presidente,

Confiante na competência e constante vigilância do Tribunal de Contas dos Municípios como defensor dos interesses públicos, dirijo-me a V.Exª para encarecer-lhe as medidas necessárias no sentido de que seja acelerado o andamento das investigações de possíveis irregularidades praticadas pelo Prefeito municipal de Salinópolis, Sr. Vagner Santos Curi.

            Já vou descer, Presidenta.

            Aproximam-se as eleições, e os bandidos voltam às ruas. Aqueles que nada fizeram, aqueles que enganaram o povo agora se preocupam em pegar na mão do povo, agora se preocupam em fazer alguma coisa, quando roubaram um ano, roubaram dois anos, roubaram três anos, roubaram quatro anos e não se envergonham. Com a cara mais cínica, apertam a mão do povo agora para pedir voto. Esse cidadão, esse prefeito de Salinópolis vai ficar conhecido no Brasil inteiro, porque, assim como batalhei para tirar o seu Pagot, assim como batalhei para tirar o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que agora pensa em renunciar, assim vou trabalhar com muito afinco para colocar esse patife, esse ladrão desse prefeito na cadeia, para que o povo saiba que ladrão e falta de respeito ao povo têm que ser guardados na cadeia.

            Presidenta, desço desta tribuna, anunciando ao povo de Salinópolis, Município de Salinas, melhor dizendo, melhor falando, as minhas providências junto ao Tribunal de Contas dos Municípios. Não estou de mãos cruzadas; estou na luta, ao lado de vocês, meu querido povo. E estou entrando, agora, no Ministério da Saúde para uma ampla fiscalização no hospital desse prefeito ladrão.

            Muito obrigado, Senadora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2012 - Página 4287