Discurso durante a 176ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimento ao Presidente do Senado, José Sarney pelos esclarecimentos prestados a respeito de sua posição quanto à questão dos royalties do petróleo e do Fundo de Participação dos Estados.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS.:
  • Cumprimento ao Presidente do Senado, José Sarney pelos esclarecimentos prestados a respeito de sua posição quanto à questão dos royalties do petróleo e do Fundo de Participação dos Estados.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2011 - Página 40003
Assunto
Outros > TRIBUTOS.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, AUTORIA, PRESIDENTE, SENADO, ESCLARECIMENTOS, NOTICIARIO, IMPRENSA, ASSUNTO, POSIÇÃO, JOSE SARNEY, SENADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), REFERENCIA, REDISTRIBUIÇÃO, ROYALTIES, PETROLEO, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (FPE).

      A SRA. ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Embora o nosso Líder Francisco Dornelles tenha pedido o aparte primeiramente, a sua elegância, Presidente, permite que a Senadora, mulher, tenha preferência em apartear V.

Exª. (Risos.)

      Eu quero, pela ordem, Sr. Presidente, dizer que o esclarecimento que V. Exª presta é extremamente relevante, até porque, quando V. Exª se reuniu com os Governadores dos Estados não produtores para tratar da questão do veto, não havia chegado a esta Casa ainda as medidas provisórias, que trancaram a pauta.

Então, aquele compromisso também foi perturbado por conta dessa situação regimental de a Casa não poder votar outra matéria em função do trancamento de pauta pelas medidas provisórias oriundas do Executivo.

      Então, esse esclarecimento feito por V. Exª também é relevante para estabelecer no ciclo histórico do que aconteceu lá com o petróleo, e hoje nós temos outra realidade, que é o pré-sal; e também em relação ao Fundo de Participação dos  Estados, que são coisas diferentes, mas têm um ponto em comum como bem pontuou V. Exª, que é exatamente a questão relacionada à Federação brasileira. E esse tema, nós temos que discutir mesmo, Sr. Presidente, porque o Senado, como Casa da República, precisa compatibilizar esses interesses, no caso dos royalties do pré-sal e também no caso do Fundo de Participação. Matérias distintas: uma, de natureza do Executivo, e depois alterada por iniciativa do Congresso; e a matéria do Fundo de Participação, de iniciativa de Senadores aqui, que, no caso do Rio Grande do Sul, perderá R$500 milhões por ano de receita se for aprovado como está, menos 43% da sua receita. Claro que os Estados que serão prejudicados caso a emenda seja aprovada, o projeto de lei da forma como está, ficará complicada a situação de um Estado, cuja situação financeira já é extremamente debilitada.

      Quero cumprimentar V. Exª pelo esclarecimento devido necessariamente a colocar “os pingos nos is” a respeito de tema tão relevante - como diz V. Exª - para o País, e não apenas para esta Casa, mas para a sociedade brasileira.

      Muito obrigada a V. Exª. Meus cumprimentos pelas iniciativas e os cumprimentos apresentados ao Brasil nesses aspectos tão relevantes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2011 - Página 40003