Pela ordem durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de artigo de autoria de Xico Graziano, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, intitulado “Pelo em Ovo”, sobre a votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CODIGO FLORESTAL.:
  • Transcrição de artigo de autoria de Xico Graziano, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, intitulado “Pelo em Ovo”, sobre a votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2012 - Página 5035
Assunto
Outros > CODIGO FLORESTAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, COMENTARIO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CODIGO FLORESTAL, NECESSIDADE, ACORDO, CONCILIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Senadora Marta Suplicy, pela ordem. Eu queria solicitar à Mesa a transcrição nos Anais da Casa de artigo de autoria de Xico Graziano, publicado hoje no jornal O Estado de S. Paulo, cujo titulo é “Pelo em Ovo”. E peço licença a V. Exª para, resumidamente, apenas justificar a solicitação à Mesa.

            Escreveu ele:

O Código Florestal entrou novamente em votação na Câmara dos Deputados. Deve ocorrer a batalha final entre a agricultura sustentável e seus inimigos: o preservacionismo verde e o ruralismo atrasado. Veremos quem vencerá.

Parece exagero, mas não é. Desde o início tenho defendido a ideia de que a nova legislação florestal somente seria aprovada com a derrota dos fundamentalistas. [Nos dois lados, não é, Presidente?] Quem convive com esse assunto sabe que duas posições radicais se digladiam: de um lado, os ruralistas tacanhos, de outro, os ambientalistas puros. Ambos utilizam argumentos exagerados, sectários, para defender suas teses.

            Vou direto ao finalzinho porque precisamos todos reconhecer o trabalho feito nesta Casa pelos Senadores Jorge Viana e Luiz Henrique da Silveira, que tiveram, digamos, um trabalho artesanal político, uma engenharia de habilidade e de competência para produzir um relatório de grande qualidade. O que saiu desta Casa foi um trabalho de burilamento político, de convivência entre produção sustentável e também a defesa do meio ambiente, a produção de alimentos.

            Eu queria novamente reconhecer o trabalho dos nossos Relatores e trazer esta publicação, porque, ao final, ele diz:

Somente uma aliança entre a produção rural e o meio ambiente será capaz de resolver o terrível dilema da humanidade: garantir a segurança alimentar sem destruir a natureza. [Isso é o que pensamos aqui.] Os radicais apostam no contrário, fomentam a desavença. Dá até bom discurso, mas não projeta o futuro.

            Lembro, aqui, Presidenta Marta, a palavra de Nelson Jobim, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal: esta Casa está dividida entre dois grupos: aqueles que querem marcar posição e aqueles que querem construir solução.

            Muito obrigada. Solicito, portanto, a transcrição nos Anais da Casa do artigo de Xico Graziano.

            Muito obrigada.

 

******************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA ANA AMÉLIA EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

******************************************************************************************

Matéria referida:

- Pelo em Ovo; artigo do jornalista Xico Graziano.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2012 - Página 5035