Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 06/03/2012
Fala da Presidência durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Encaminhamento de cópia de carta enviada por S.Exa. aos Presidentes do Santos e do Corinthians.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
ESPORTE.:
- Encaminhamento de cópia de carta enviada por S.Exa. aos Presidentes do Santos e do Corinthians.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/03/2012 - Página 5045
- Assunto
- Outros > ESPORTE.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, CARTA, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, PRESIDENTE, TIME, FUTEBOL, PAIS, ASSUNTO, AUSENCIA, EDUCAÇÃO MORAL E CIVICA, TORCEDOR, BRASIL, SOLIDARIEDADE, TREINADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL, VITIMA, OFENSA, NECESSIDADE, ELIMINAÇÃO, VIOLENCIA, ESPORTE.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Prezado Senador Sérgio Souza, quero também expressar a minha solidariedade ao Ministro Aldo Rebelo diante dessas palavras mal pensadas por parte do Secretário-Geral da Fifa, Jérôme Valcke. Avalio que o Ministro Aldo Rebelo recebeu o apoio necessário da Presidente Dilma Rousseff para que dissesse a alguém que se procede dessa maneira desrespeitosa para com as autoridades do esporte brasileiro, a não ser que tenha uma reviravolta completa... Ouvi falar que o Sr. Jérôme Valcke pediu desculpas e tudo, mas acho que foi gravíssimo o procedimento dele. Então, é mais do que adequado que o Ministro seja tão assertivo.
Permita-me, uma vez que V. Exª é amante do futebol e do esporte, como também o sou, aqui comentar algo que aconteceu no nosso futebol.
Neste último domingo, na entrevista que o Sr. Tite, Adenor Leonardo Bacchi, técnico do Corinthians, deu à TV Gazeta, ao Mesa Redonda, dirigido por Flávio Prado e Michelle Giannella, sobre esporte, eis que, a certa altura, ele mencionou que ali, no estádio de Vila Belmiro, que estava sendo reinaugurado, com um gramado tão belo e tudo, lotado - Santos e Corinthians, um jogo excepcional -,eis que algumas pessoas, e ele até fez questão de dizer que não era a torcida do Santos, começaram a cuspir sobre ele durante todo o jogo. E esse era o terceiro jogo em que ele era assim tratado.
Ele recebeu a solidariedade de todos os jornalistas e repórteres da Gazeta. E eu, inclusive, diante desse episódio, liguei para o Presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, sugerindo que pedisse desculpas ao técnico Tite e que tomasse providências, inclusive, fazendo um apelo a todos que compareçam aos jogos dos Santos na Vila Belmiro e de todos os times que jamais repitam um procedimento dessa natureza. Nós precisamos, inclusive para o espírito do melhor êxito na Copa do Mundo, conclamar todos os nossos torcedores para isso.
No jogo do Corinthians e Santos, a certa altura, nas cercanias do estádio, duzentos torcedores de ambos os times começaram a brigar. E precisou a polícia jogar gás lacrimogêneo e outras coisas.
Então, nós precisamos fazer um apelo a todos os nossos torcedores de todos os times que possam ir aos estádios de maneira civilizada, inclusive para que nós possamos levar nossos filhos e netos - e eu gosto de levar meus netos ao futebol -, para que não haja cenas de ofensas, xingamentos, brigas violentas e muito menos cusparadas sobre um técnico que ali estava orientando seu time.
Cumprimento V. Exª, que me estimulou a falar do esporte e da importância de termos as relações mais civilizadas, inclusive entre os dirigentes esportivos da Fifa e do Brasil.
Tem a palavra o Senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, como orador inscrito.
Senador João Capiberibe, vou pedir que seja transcrita cópia da carta que mandei ao Presidente do Corinthians e ao Presidente do Santos sobre o episódio que acabo de relatar.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno)
*********************************************************************************
Matéria referida:
- Carta ao Presidente do Corinthians e Carta ao Presidente do Santos.