Discurso durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro que o Senado tomou conhecimento sobre o pastor evangélico, Alino Irá, condenado a morte porte sua opção de fé.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Registro que o Senado tomou conhecimento sobre o pastor evangélico, Alino Irá, condenado a morte porte sua opção de fé.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2011 - Página 41239
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • REGISTRO, CONHECIMENTO, SENADO, RELAÇÃO, CONDENAÇÃO, MORTE, PASTOR, IGREJA EVANGELICA, PAIS ESTRANGEIRO, IRÃ.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Uma questão que é muito importante para nós, meu caro Senador Flexa Ribeiro, diz respeito aos direitos humanos, às liberdades individuais. Aqui faço este registro da nota de que todos nós tomamos conhecimento sobre o pastor evangélico, ali no Irã, condenado à morte por sua opção de fé.

            Cada cidadão tem o direito de escolher a sua livre orientação, seja de fé, seja de sexo, seja de qualquer opção.

            Nesse particular, o Pastor Yusef Nadarjani, de 34 anos, está sendo acusado de apostasia, que é o abandono do culto religioso, por ter deixado o islamismo há 15 anos.

            Portanto, faço um apelo para que toda aquela corte no Irã refaça o seu pensamento, inclusive em respeito aos direitos humanos, meu caro Inácio Arruda. Que a vida seja preservada e, principalmente, que as pessoas tenham o direito de se expressar a partir, inclusive, deste desejo de todos nós à vida.

            Portanto, eu gostaria de deixar este registro aqui, minha cara Senadora Ana Amélia, sobre essa questão. Sei que para V. Exª, assim como para todos nós no Brasil, isto é muito caro: não se mexe com a vida de ninguém, nessa história de tirar a vida por qualquer atitude, muito menos quando alguém faz opções.

            Então, fica aqui o nosso apelo a essa decisão assumida pelo tribunal do Irã em relação a essa questão.

            Aproveitando este momento, Senadora, amanhã temos uma decisão importante acerca da greve dos Correios. O Senador Inácio, assim como eu, tem participado dessa trajetória. Este é outro direito importante, o direito de greve. Temos trabalhado, na medida do possível, para ajudar na busca do entendimento e esperamos que amanhã encontremos alternativa; que haja uma espécie de cessão, de lado a lado, para chegarmos ao ponto de entendimento. Não com o objetivo de encerrar a greve por encerrar a greve, mas para terminar a demanda e ver as partes atendidas, encontrando uma solução para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Vamos buscar uma solução negociada para a volta aos trabalhos, aos serviços normalizados, mas, principalmente, para o atendimento da demanda desses trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do Brasil afora.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2011 - Página 41239