Comunicação inadiável durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Sr. Laucides Oliveira, falecido em 7 do corrente.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Sr. Laucides Oliveira, falecido em 7 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2012 - Página 6402
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), REFERENCIA, NOTIFICAÇÃO, MORTE, AUTOR, IMPLANTAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, COMUNICAÇÕES, REGIÃO.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Marta Suplicy, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero hoje prestar uma homenagem, Senadora Marta, a um homem que foi pioneiro, um dos baluartes da imprensa no meu Estado. Laucides Oliveira, que faleceu no dia 7 deste mês, aos 80 anos de idade, foi, realmente, um homem que não só implantou como também modernizou a comunicação no meu Estado. Começou sendo diretor da Rádio Roraima, uma rádio do Governo, à época do governo do Território, hoje do Governo do Estado, passou por vários cargos, sendo, inclusive, o primeiro diretor da TV Roraima, que é a afiliada da Rede Amazônica de Televisão, portanto, fazendo o trabalho de implantação de tudo.

            Quero me referir a algumas matérias de jornais: “Morre pioneiro da comunicação em Roraima”, jornal Folha de Boa Vista, em que há um longo histórico sobre a vida de Laucides. Outro jornal: “Morre Laucides Oliveira, o decano da imprensa roraimense”.

            E eu quero dar um testemunho pessoal. Conheci Laucides Oliveira logo que ele chegou ao Estado de Roraima. Eu, bem mais jovem que ele, mas ele com apenas 21 anos de idade, portanto, um jovem. Dedicou-se a esse ramo da comunicação, implantando a Rádio Roraima, depois sendo o homem responsável pela implantação e condução da TV Roraima. Ocupou vários outros cargos na imprensa local, inclusive sendo assessor de imprensa da prefeitura, assessor de imprensa do governo do Estado, e deixou uma história muito bonita. Autor de alguns livros, foi também Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura e é um homem, realmente, de uma vida ilibada, de uma coragem muito firme, típica daqueles que sabem, de fato, conduzir a vida pautada na ética, no bom jornalismo, naquele jornalismo que procura informar, procura debater os problemas. Quero prestar esta homenagem hoje aqui.

            Estive, inclusive, no meu Estado, no dia seguinte ao falecimento do Laucides. Fui à sua residência, cumprimentei a esposa, Dona Clotilde, a filha, Consuelo.

            Em todo o nosso Estado, há unanimidade no que tange à figura do jornalista Laucides Oliveira, um homem simples, que não tinha vaidade, que sempre procurou viver, e viveu, do seu trabalho honesto, de maneira modesta. Se quisesse, poderia ter realmente se aproveitado desse fato de ser um grande jornalista e, em determinados momentos, o único ou um dos poucos que existiam, mas ele sempre se conduziu de maneira exemplar.

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Senadora Marta, para não extrapolar muito meu tempo, peço a V. Exª que autorize a transcrição na íntegra das matérias publicadas no jornal Folha de Boa Vista sobre o Laucides Inácio de Oliveira - Mestre Lau, como era conhecido -, ao tempo em que encaminho à Mesa um requerimento de pesar pelo falecimento e pedindo também que sejam apresentadas condolências à família do falecido.

 

*****************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matérias referidas:

- “Morre Laucides Oliveira, pioneiro da comunicação”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2012 - Página 6402