Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referência aos trabalhos desenvolvidos pela Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; e outro assunto.

Autor
Lauro Antonio (PR - Partido Liberal/SE)
Nome completo: Lauro Antonio Texeira Menezes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TURISMO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Referência aos trabalhos desenvolvidos pela Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; e outro assunto.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, Vital do Rêgo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2012 - Página 6417
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TURISMO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • COMENTARIO, RELAÇÃO, ATUAÇÃO, SUBCOMISSÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE, FATO, VISITA, TECNICO, REGIÃO, OBJETIVO, DEBATE, PROBLEMA, SECA.
  • RATIFICAÇÃO, ORADOR, CONVITE, MEMBROS, CONGRESSO NACIONAL, REALIZAÇÃO, LOCALIDADE, ESTADO DE SERGIPE (SE), REUNIÃO, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, IMPORTANCIA, REGIÃO NORDESTE.

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, em março do ano passado, por iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, foi criada a Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, no âmbito da CDR. E a primeira grande iniciativa dessa nova Subcomissão foi a de organizar visitas técnicas aos Estados pertencentes à área de abrangência da Sudene - Alagoas, Paraíba, Piauí, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Minas Gerais -, com o objetivo de promover um amplo debate sobre os tema de maior relevância para a região.

            Desde sua criação, já foram realizadas quatro visitas técnicas. A primeira foi ao Estado de Alagoas; depois, à Paraíba, ao Piauí e ao Ceará. E, no próximo dia 19, estaremos sediando o quinto encontro em Sergipe. A exemplo do que vem acontecendo em todos os Estados, durante as visitas, técnicos do Governo Federal apresentaram as ações em curso e o que está previsto para a região.

            No último encontro, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, os temas debatidos foram: Recursos Hídricos, Políticas Sociais Voltadas para o Nordeste e o Programa Água para Todos. Em Sergipe, discutiremos temas importantes, tais como: o Canal de Xingó, Bacia de Irrigação e Turismo e Cultura.

            Todos nós sabemos que um dos grandes problemas do semiárido brasileiro é a seca, e encontrar a maneira sustentável e viável de diminuir ao máximo esse problema significa criar a possibilidade de potencializar aptidões regionais e de desenvolver uma nova perspectiva de vida para os homens e mulheres que vivem no campo e nas cidades.

            O projeto denominado Aproveitamento Múltiplo dos Recursos Naturais/Sistema Xingó, conhecido como "Canal de Xingó", visa a apoiar o desenvolvimento sustentável da região formada pelos Municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

            Quando pensamos em bacia de irrigação, o que vemos no nosso Estado são grandes possibilidades de aproveitamento hídrico. Em Sergipe, temos seis bacias hidrográficas, que são as bacias do rio São Francisco, já citada, a do Vaza Barris e Real, do rio Japaratuba, Sergipe e Piauí.

            O Sr. Vital do Rêgo (Bloco/PMDB - PB) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE) - Pois não.

            O Sr. Vital do Rêgo (Bloco/PMDB - PB) - Eu gostaria, antes de saudar V. Exª pela iniciativa que faz como organizador da reunião marcada pela Comissão de Desenvolvimento Regional em Sergipe, saudar a presença, ao meu lado, do Governador e ex-colega Senador José Maranhão, um dos maiores líderes do meu Estado da Paraíba. Por aqui passou ao longo de seis anos, quase sete, honrando muito o Senado, como o fez por três ocasiões, honrando o governo do meu Estado. O Governador José Maranhão volta ao Senado para abraçar seus amigos, para rever seus colegas de trabalho, ao lado do Deputado Benjamin Maranhão, ao lado do nosso Presidente Antônio de Souza, Presidente do PMDB. Senador Lauro Antonio, permaneci aqui para ouvir V. Exª exatamente para me somar ao esforço que V. Exª vem fazendo para organizar essa reunião em Sergipe. Desde que assumiu esse mandato, em substituição temporária - mas tão exitosa - ao Senador Eduardo Amorim, V. Exª tem pontuado cada instante da sua vida parlamentar na construção de um Sergipe novo, renovado, com opções para todos. Eu estou ao lado de V. Exª. Estarei ao seu lado também em Sergipe, tanto para percorrermos o rio Xingó quanto para estudarmos profundamente o turismo daquela cidade maravilhosa que é Aracaju e adjacências, com técnicos do Governo Federal, assim como fizemos no Ceará, na Paraíba e em todos os Estados da Federação, notadamente da região Nordeste, onde os olhos da comissão estão mais voltados para minimizar as desigualdades. Saliento, ao final, o compromisso outro de V. Exª em conseguir, com o Senador Eduardo, com o Senador Valadares, com todos os companheiros da Bancada Federal sergipana, rapidez e celeridade na emissão de empenhos do Governo Federal para a construção daquela que é a maior obra social do Estado de Sergipe. V. Exª me encantou quando trouxe o projeto, e eu o abracei na condição de Presidente da Comissão Mista de Orçamento. E, ontem, nós vimos mais um passo dado na reunião com o Ministro da Saúde. Fico feliz em poder abraçar V. Exª, ser seu amigo particular e saber que Sergipe continua muito bem representado no Senado, enquanto V. Exª estiver aqui e, certamente, na oportunidade do retorno do nosso Senador Eduardo Amorim.

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE) - Quero agradecer as suas palavras carinhosas, quero cumprimentar também o nosso Governador José Maranhão. Seja bem-vindo nessa visita a Casa.

            O fato é que, com ações bem planejadas, bem coordenadas e sob um panorama integrado, a utilização dessas bacias, em termos econômicos, pode ser destinada desde o abastecimento de água até a perenização dos rios, como fonte de água para irrigação, para piscicultura e para outras finalidades.

            E o que dizer de um dos maiores potenciais da nossa região, o turismo, essa verdadeira e grande indústria sem chaminé? E quando falo em turismo, refiro-me a todos os seus segmentos: desde o turismo de lazer e de negócios até um segmento menos conhecido e ainda pouco explorado em nossa região: o turismo rural.

            Apesar de sermos conhecidos internacionalmente por nossas belas e aprazíveis praias - em Sergipe, inclusive, temos uma das 100 praias mais belas do mundo, que é a Praia do Saco, na região do Mangue Seco -, temos muito mais a mostrar ao Brasil e ao mundo. E vejo que o turismo rural é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento do interior do País, especialmente para a Região Nordeste. Através da interiorização do turismo, possibilitaremos a geração de emprego e renda para as localidades onde os empreendimentos estiverem instalados, por meio de empregos diretos e indiretos, além da valorização da culinária local, do artesanato e da cultura da região, fixando as famílias às suas terras e aumentando a autoestima de todo um povo.

            Contudo, para desenvolvermos o turismo e mostrarmos a nossa cultura nordestina aos que querem conhecer todo o nosso imenso potencial turístico, repleto de belezas naturais e história, precisamos viabilizar políticas de infraestrutura, capazes de otimizar as vias de acesso entre os Estados da região, através do melhoramento e construção de estradas - isso sem falar na necessidade urgente de dinamização das rotas aéreas e da reestruturação da aviação regional.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, gostaria de encerrar minha fala, ratificando o convite a todos os colegas Parlamentares para estarem conosco, na próxima segunda-feira, dia 19, em Sergipe, onde discutiremos temas de grande relevância, não apenas para o meu Estado ou para os Estados de abrangência da Sudene, mas para todo o País.

            Considero essa uma iniciativa de extrema importância e de grande valia, por acreditar fundamentalmente que está no diálogo e nas ações firmadas entre governos estaduais, municipais e a União a saída para melhorar a vida de um povo tão sofrido...

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - V. Exª me concede um aparte, Senador Lauro?

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE) - ... porém, forte na sua fé e na esperança de que dias melhores virão sem a necessidade de deixar para trás suas terras e sua gente, seus hábitos e seus costumes, suas crenças e seus valores culturais.

            Nós, os Senadores da bancada sergipana e da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, esperamos encontrá-los em Sergipe.

            Em tempo, gostaria de parabenizar o Município Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, que, hoje, está completando os seus 144 anos de fundação; e registra ainda minhas congratulações à linda cidade de Aracaju, que, no próximo dia 17 de março, sábado, completará 157 anos.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Lauro...

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE) - Muito obrigado.

            Pois não, Valadares.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Com a permissão do Presidente, eu gostaria de parabenizar V. Exª por esse pronunciamento, pela iniciativa que teve, através da Subcomissão de Desenvolvimento, de levar os Senadores dessa comissão para um debate produtivo no nosso Estado de Sergipe. Lá estarei presente para prestigiar esse acontecimento, esse evento ímpar, que está sendo organizado pela subcomissão e com a participação de V. Exª. Conte com a minha presença. Também aproveito para dizer que V. Exª é um dos grandes pioneiros do turismo no Estado de Sergipe, porque, através de um empreendimento hoteleiro, voltado para o turismo rural, V. Exª tem dado o exemplo de como um empresário deve se portar, com espírito de visão para gerar emprego e renda para o nosso Estado de Sergipe, torná-lo conhecido, fazer com que as nossas belezas sejam enaltecidas, visitadas e compreendidas pelo povo do Brasil. O povo de Aracaju, o povo de Sergipe é hospitaleiro, é um povo simpático. Lá, nós não temos apenas esse povo simpático, hospitaleiro e bondoso; temos uma culinária das melhores do Nordeste do Brasil; temos um aeroporto que já recebe aeronaves de quase todos os tipos, e ele está sendo agora expandido com projeto do Governo Federal, com a participação do governo do Estado. Enfim, V. Exª tem toda a razão quando toma essa iniciativa para fortalecer o turismo em nosso Estado. Conte com o nosso apoio.

            O SR. LAURO ANTONIO (PR - SE) - Muito obrigado. Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2012 - Página 6417