Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso do aniversário de 27 anos de fundação do jornal Diário do Amazonas.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso do aniversário de 27 anos de fundação do jornal Diário do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2012 - Página 6471
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ORADOR, RELAÇÃO, JORNAL, DIARIO DO AMAZONAS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), MOTIVO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REGISTRO, HISTORIA, EDITORA, JORNALISMO.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (PR - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Sarney, Srªs e Srs. Senadores, minhas senhoras e meus senhores, o Estado do Amazonas ainda é reconhecido especialmente pela floresta, pelos seus rios, por sua fauna. O Brasil pouco sabe de nossa economia, das nossas cidades, da nossa população.

            Manaus, capital do nosso Estado, cresceu sem muito alarde nos últimos anos, mas já é a sétima maior cidade entre as capitais brasileiras. Seu desenvolvimento tem sido alavancado pelo polo industrial da zona Franca de Manaus, que hoje abriga cerca de 460 empresas e gera mais de 500 mil postos de trabalho.

            Manaus, no futuro, passará a ser lembrada também por ter sido sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. A dois anos do Mundial, nossa capital enfrenta seus gargalos e se prepara para receber o evento esportivo mais importante do planeta. Essa conquista, certamente, mudará o presente e o futuro de nossa cidade, fomentando novos vetores de desenvolvimento que haverão de ser distribuídos por todo o Estado.

            

A maturidade que reconhecemos em Manaus é demonstrada também por seus meios de comunicação. Temos uma imprensa livre, pujante e atenta, acompanhando tudo o que acontece no nosso Estado e na nossa capital, fiscalizando e criticando, cumprindo seu papel fundamental de defender os interesses da nossa sociedade.

            Sr. Presidente, amanhã celebraremos os 27 anos de fundação do Diário do Amazonas, jornal que inaugurou a construção de um dos maiores grupos de comunicação do Norte do País, a Editora Ana Cássia, que agora passa

a chamar-se Rede Diário de Comunicação. Este quinze de março marcará o novo ciclo aberto por essa companhia e, certamente, para a imprensa do Estado do Amazonas.

            Minhas colegas Senadoras, para quem não se lembra, a estória da 
editora Ana Cássia começa no período de redemocratização do Brasil, quando resgatamos o sonho de construir um País livre, justo e igual para todos. Em 1985, a empresa foi fundada por Cassiano Anunciação, empreendedor amazonense determinado a expandir seus negócios na cidade de Manaus.

            

Determinação, ousadia e visão estratégica são marcas indeléveis de sua trajetória como homem de negócios e de comunicação, atributos transmitidos a seus herdeiros, que hoje conduzem a Rede Diário de Comunicação.

            O Diário do Amazonas chegou com um viés claramente popular, dedicando-se a acompanhar especialmente o cotidiano de Manaus. Em 1990, deu a primeira sacudida no mercado editorial do Estado: foi pioneiro nas edições das segundas-feiras, dia em que tradicionalmente os periódicos não circulavam na

capital. Visionário, Cassiano Anunciação inovou também quando levou cores ao conjunto da edição do jornal, em um período em que apenas as capas e as matérias mais importantes eram apresentadas em cores.

            Sr. Presidente, no final dos anos noventa o Diário do Amazonas ampliou sua linha editorial, passando a contemplar também a economia popular e o setor de serviços, atendendo diretamente as classes C e D, até então negligenciadas pelos outros veículos de comunicação do Estado. Nesse período, o Diário tornou-se líder de venda entre os jornais do Estado.

            Nos anos 2000, Cassiano Anunciação deu mais um passo na direção do futuro, lapidando o perfil do seu jornal. Naquele momento, os temas da política e da indústria, especialmente a Zona Franca de Manaus, passaram a merecer mais atenção e espaço conquistando leitores dos segmentos mais exigentes e influentes da sociedade. Esse foi mais um lance de ousadia, que abriu as portas da expansão da editora para outras publicações e também

no meio virtual, com o advento da Internet.

            A homenagem que faço ao Diário do Amazonas não é infundada. Em 2005 o jornal passou a ser auditado pelo Instituto Verificador de Circulação, o IVC, cujo acompanhamento confirmou sua liderança frente a seus concorrentes.

            No ano passado, o Diário inovou mais uma vez, apostando no formato de tamanho menor e mais confortável para ler e guardar, que vem conquistando a preferência do leitor amazonense, mantendo o periódico na dianteira do mercado. Segundo o IVC, o Diário do Amazonas tem vendagem de 15 mil exemplares nos dias de semana, volume que dobra nos sábados e domingos, quando sua tiragem alcança 30 mil exemplares.

            Sr. Presidente, o Diário do Amazonas é o mais importante veículo, mas não é a única incursão do grupo no setor. Sempre na vanguarda da comunicação no Amazonas, Cassiano anunciação decidiu criar um jornal popular para contemplar os segmentos leitores que eventualmente não se alinharam

às mudanças promovidas no seu principal jornal.

            Em 2008, ele investiu na ampliação do parque gráfico do grupo, criando as condições para o lançamento do jornal Dez Minutos, tablóide de dezesseis páginas que hoje lidera as vendas na região norte do País.

            Os números falam por si: em dois anos, o novo jornal consolidou-se como um dos maiores jornais diários em todo o Brasil. Hoje é o décimo segundo mais vendido do País, o oitavo mais vendido entre as capitais e o sétimo quando se consideram as vendas avulsas. Todos os dias são 110 mil exemplares nas bancas.

            Meus colegas Senadores, em 2010, a Rede Diário de Comunicação passou a investir mais em mídia eletrônica e lançou na Internet o portal de notícias que leva seu nome. Nesse espaço, mais que as tradicionais matérias escritas, o internauta pode assistir à videorreportgens, diferencial que garante destaque ao grupo também nesse segmento. O portal registra hoje o acesso de cerca de 100 mil pessoas por dia.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, ao cumprimentar a família Anunciação, quero abraçar todos os seus trezentos (300) funcionários e demais parceiros. ofereço um abraço especial a cassiano anunciação, que a despeito de sua origem humilde, teve determinação e ousadia para construir um império sustentado pela ética, pelo respeito ao próximo, pelo trabalho árduo e a busca incessante pela qualidade.

            Apostando no mercado local, ele

abriu empresas, criou empregos e dividiu seus sonhos com todos aqueles que aceitaram seguí-lo.

            Hoje, com a ajuda de seu filho Cyro ele mantém e expande um grupo de comunicação que já deixou sua marca no amazonas, dignificando o setor e atendendo às demandas da população. jovem arrojado, cyro lidera a nova geração, fazendo a ponte do diário do amazonas com o futuro da comunicação do Amazonas.

            Parabéns ao Diário do Amazonas, ao seu fundador, seus herdeiros e funcionários que venham muitos outros aniversários e que sempre possamos celebrar sua excelência e os avanços que haverá de construir.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2012 - Página 6471