Pronunciamento de Alvaro Dias em 14/03/2012
Comunicação inadiável durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo ao novo Líder do Governo no Senado Federal, Senador Eduardo Braga, no sentido da aprovação do requerimento de convocação do Ministro Fernando Pimentel.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Apelo ao novo Líder do Governo no Senado Federal, Senador Eduardo Braga, no sentido da aprovação do requerimento de convocação do Ministro Fernando Pimentel.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/03/2012 - Página 6428
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, SENADOR, LIDER, GOVERNO FEDERAL, REFERENCIA, APOIO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, OBJETIVO, AUTORIZAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), FATO, REALIZAÇÃO, DEFESA, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senadora Marta Suplicy.
Srs. Senadores, Srªs Senadoras, primeiramente, quero comunicar à Casa que estamos tratando com o Presidente Sarney de um calendário para a votação da proposta de emenda constitucional que diz respeito à aposentadoria de servidores públicos aposentados por invalidez, integral. É a correção de uma injustiça remanescente da Emenda Constitucional nº 41 que ofereceu a eles um tratamento perverso e diferenciado, perversamente diferenciado. Injustiça de mais de sete anos que se pretende corrigir agora com a unanimidade da Casa, com o aval de todos os líderes do Governo e da Oposição. Com a quebra do interstício regimental, poderemos votá-la rapidamente, na próxima semana. Estamos tratando com o Presidente Sarney para estabelecer esse calendário.
Quero também, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, dizer que há uma situação incômoda, no mínimo incômoda. Agora houve a mudança da liderança do Governo e nós esperamos poder retomar essa questão para que a opinião pública brasileira possa receber explicações. Explicações são necessárias, significam uma manifestação de respeito à sociedade. Essas explicações não foram oferecidas.
Refiro-me às denúncias, da maior gravidade, contra o Ministro Fernando Pimentel. O noticiário dá conta de que o Ministério Público é favorável a que o Supremo Tribunal Federal receba denúncia contra o Ministro Fernando Pimentel. Do outro lado, a Comissão de Ética da Presidência da República, no dia de ontem, por meio do Relator, ofereceu parecer favorável à investigação.
E o Senado? O que faz o Senado? Assiste? O que faz o Senado? Adota uma postura de conivência? Não nos cabe julgar o Ministro Fernando Pimentel. Cabe-nos oferecer a ele o espaço para sua defesa. As denúncias partiram da imprensa e repercutiram aqui, nesta tribuna, e nas Comissões da Casa. Cabe-nos oferecer a ele o espaço para o contraditório, para a defesa. É um direito dele se defender; é uma obrigação nossa exigir que se explique em respeito àqueles que aqui representamos.
Quero, portanto, fazer um apelo ao novo líder do Governo, Senador Eduardo Braga, para que acolha o nosso requerimento que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça para que possamos ouvir o Ministro Fernando Pimentel. Esse é o apelo que faço desta tribuna, o primeiro apelo que estamos formulando ao novo líder do Governo, Senador Eduardo Braga, para que nos acompanhe na aprovação do requerimento, convidando o Ministro Fernando Pimentel para dar explicações na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
Muito obrigado, Sr. Presidente.