Pronunciamento de Marta Suplicy em 25/10/2011
Fala da Presidência durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração ao Ano Internacional da Química e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
- Autor
- Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Marta Teresa Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração ao Ano Internacional da Química e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/10/2011 - Página 43667
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANO INTERNACIONAL, QUIMICA, REGISTRO, CONFERENCIA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DISTRITO FEDERAL (DF), FATO GERADOR, AUMENTO, CONHECIMENTO, AREA, CIENCIA E TECNOLOGIA.
A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Há número regimental. Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A Hora do Expediente da presente sessão será destinada a comemorar o Ano Internacional da Química e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos termos dos Requerimentos nºs 721 e 879, de 2011, do Senador Inácio Arruda e de outros Srs. Senadores.
Vamos compor a Mesa.
Peço a gentileza de compor a Mesa ao Senador Rodrigo Rollemberg, como um dos dois proponentes do requerimento; ao Presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Sr. Fernando Figueiredo; ao Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos (CNTQ), Sr. Antonio Silvan Oliveira; e ao Professor Osvaldo Bezerra Carioca.
Convido todos a, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.
(Procede-se à execução do Hino Nacional Brasileiro.)
A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Prezados Senadores Rodrigo Rollemberg e Inácio Arruda e prezados Srs. Fernando Figueiredo, Antonio Silvan Oliveira e Osvaldo Bezerra Carioca, é muito oportuno o gesto do Senado Federal em homenagear o Ano Internacional da Química em conjunto com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Caso não o fizesse, ficaria até configurada certa descortesia injustificável, visto que é no estímulo à ciência que reside a sustentabilidade do desenvolvimento futuro do Brasil. Essa é uma verdade que se legitima não somente por aqui, mas em todo o mundo. O resultado desse entendimento foi o de que, em 2009, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o lema "Química - a nossa vida, o nosso futuro".
Com isso, celebram-se as inúmeras contribuições desta ciência para o bem-estar da humanidade, como pedra fundamental no processo de compreensão do mundo e do cosmo. Mais que isso, as transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, de medicamentos, de combustíveis e de inúmeros outros produtos manufaturados e naturais.
Além disso, a eleição de 2011 como o Ano Internacional da Química também se explica pela homenagem efusiva ao centésimo aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, pioneira nas inestimáveis contribuições das mulheres para o progresso da ciência no mundo.
Em suma, a efeméride serve para provar que a química é uma ciência essencial para a sustentabilidade e para as melhorias no nosso modo de vida ambientalmente protegido.
Na edição brasileira da programação, a cidade de Florianópolis foi escolhida a "Capital da Química", sediando o encontro da Sociedade Brasileira de Química em 2011, que chegou a reunir, em janeiro último, mais de quatro mil químicos de todo o País. Bem apropriada, uma das ações tomadas naquela reunião foi a divulgação do projeto Ilha da Química, que vai promover diversas atividades na cidade, atraindo químicos e outros cientistas dos principais países para difundir essa ciência entre os jovens.
Aproveitando a ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que é responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, elegeu o tema "Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos" como mote para as comemorações em 2011.
Na verdade, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve início em meados de outubro, em Brasília, com a meta de atrair o interesse de mais estudantes, conscientizando a juventude sobre a relevância da ciência e da tecnologia no cotidiano. Além da Capital Federal, mais de quinhentas cidades devem participar das palestras, dos debates, das aulas práticas e das experimentações.
De todo modo, é sempre bastante alentador ver aflorar a criatividade, a consciência ecológica e o interesse tecnológico de todos, em especial das crianças brasileiras, que participam e mostram seus talentos. Sem essas oportunidades, que as crianças veem até de forma lúdica, nelas não se cria, depois, a vontade de interessar-se de outra forma, como um possível pesquisador, de que tanto precisamos em nosso País.
Para concluir, o Senado Federal reitera seu apoio às iniciativas que incentivam o engajamento da sociedade brasileira na exploração científica do conhecimento, seja mediante o Ano Internacional da Química, seja mediante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A esses eventos, desejamos sucesso, na expectativa de que o público brasileiro saiba deles extrair o melhor para a sua própria transformação e evolução.
Muito obrigada.
Concedo a palavra ao Senador Rodrigo Rollemberg.
Passo a Presidência desta homenagem ao Senador Inácio Arruda, que foi um dos seus proponentes. (Palmas.)