Pronunciamento de Ivonete Dantas em 26/03/2012
Discurso durante a 45ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem ao PMDB pelo transcurso do seu 46º aniversário.
- Autor
- Ivonete Dantas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
- Nome completo: Ivonete Dantas Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao PMDB pelo transcurso do seu 46º aniversário.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/03/2012 - Página 8213
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, LUTA, COMBATE, PERIODO, DITADURA, MILITAR, PARTICIPAÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS.
A SRª IVONETE DANTAS (Bloco/PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente João Ribeiro, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, no último sábado, dia 24 de março, comemoramos os 46 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do qual me orgulho não só como Senadora do PMDB, mas como Vice-Presidente na minha cidade, Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte.
Aqui, elenquei algumas figuras importantes e ilustres que marcaram a constituição da história do PMDB e alguns movimentos que abrilhantaram a constituição desse partido.
Não se pode falar de um partido de tal magnitude sem fazer uma breve memória de que o PMDB, formalmente, teve a sua origem no antigo MDB, quando, em 1980, com a implantação do pluripartidarismo, as agremiações partidárias Arena e MDB foram obrigadas a adotar a designação de partido no início do nome. Entretanto, isso foi meramente uma formalidade legal.
O PMDB teve papel decisivo e marcante na história do Brasil, tendo participado dos momentos mais significativos e fortes na luta contra a ditadura militar e do processo de redemocratização.
Pertenceu e compõe, hoje, os quadros do PMDB uma legião enorme de brasileiros e patriotas, dos mais ilustres: Ulisses Guimarães, o senhor das "Diretas Já"; Tancredo Neves, José Sarney, Michel Temer, Aluizio Alves, Paulo Brossard, Teotônio Villela, Franco Montoro, Marcos Freire, Garibaldi Alves Filho e tantos outros que merecem nosso mais profundo respeito e admiração.
Reafirmo que o PMDB esteve à frente, contribuindo, de forma decisiva, em todos os grandes acontecimentos políticos e sociais dos últimos 50 anos: na luta contra a ditadura durante os anos 60 e 70; no movimento pró-eleições diretas, o famoso Diretas Já; na eleição da Assembleia Nacional Constituinte e na promulgação da Carta de 1988 e no processo de redemocratização do País, instaurado durante o Governo Sarney, entre tantos outros eventos.
O PMDB, não se pode contestar, é o partido da democracia, das causas sociais, da educação, do emprego; é o partido da governabilidade; é o partido que tem os olhos voltados para o futuro. E, no meu Rio Grande do Norte, não poderia ser diferente: o nosso PMDB fez e ainda faz história. É o partido fundado pelo saudoso Deputado Federal Odilon Ribeiro Coutinho e Dr. Roberto Furtado. É o Partido do inesquecível Ministro Aluizio Alves, de Henrique Alves e do Senador Garibaldi Alves, a quem tenho a grata satisfação de estar aqui representando nesta Casa. Lembro também, com saudade, de Manoel Torres, expoente da vida política da região do Seridó, da minha cidade de Caicó.
Nesse sentido, gostaria de homenagear todos os membros do meu partido, desde o meu PMDB, em Caicó, até o PMDB nacional pela luta incessante de todos esses anos em prol de um Brasil mais justo, mais desenvolvido, fruto da luta de todas essas gerações de grandes brasileiros.
Rogo a Deus que os grandes homens e mulheres deste partido nunca se esqueçam da luta e da nossa origem: o velho MDB. Lembrem-se também de tudo o que ele significava e significa ainda hoje. Foi o partido que primou pela constante luta por um País melhor e justo. Recordem-se ainda de que o nosso MDB sempre foi e é o eterno combatente contra a corrupção e a qualquer tipo de ditadura.
Muito obrigada, Sr. Presidente.