Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Posse e prestação do compromisso regimental do Senhor Cassio Cunha Lima.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Posse e prestação do compromisso regimental do Senhor Cassio Cunha Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2011 - Página 46187
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, CASSIO CUNHA LIMA, SENADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Uma questão que é muito importante para nós, meu caro Senador Flexa Ribeiro, diz respeito aos direitos humanos, às liberdades individuais. Aqui faço este registro da nota de que todos nós tomamos conhecimento sobre o pastor evangélico, ali no Irã, condenado à morte por sua opção de fé.

            Cada cidadão tem o direito de escolher a sua livre orientação, seja de fé, seja de sexo, seja de qualquer opção.

            Nesse particular, o Pastor Yusef Nadarjani, de 34 anos, está sendo acusado de apostasia, que é o abandono do culto religioso, por ter deixado o islamismo há 15 anos.

            Portanto, faço um apelo para que toda aquela corte no Irã refaça o seu pensamento, inclusive em respeito aos direitos humanos, meu caro Inácio Arruda. Que a vida seja preservada e, principalmente, que as pessoas tenham o direito de se expressar a partir, inclusive, deste desejo de todos nós à vida.

            Portanto, eu gostaria de deixar este registro aqui, minha cara Senadora Ana Amélia, sobre essa questão. Sei que para V. Exª, assim como para todos nós no Brasil, isto é muito caro: não se mexe com a vida de ninguém, nessa história de tirar a vida por qualquer atitude, muito menos quando alguém faz opções.

            Então, fica aqui o nosso apelo a essa decisão assumida pelo tribunal do Irã em relação a essa questão.

            Aproveitando este momento, Senadora, amanhã temos uma decisão importante acerca da greve dos Correios. O Senador Inácio, assim como eu, tem participado dessa trajetória. Este é outro direito importante, o direito de greve. Temos trabalhado, na medida do possível, para ajudar na busca do entendimento e esperamos que amanhã encontremos alternativa; que haja uma espécie de cessão, de lado a lado, para chegarmos ao ponto de entendimento. Não com o objetivo de encerrar a greve por encerrar a greve, mas para terminar a demanda e ver as partes atendidas, encontrando uma solução para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Vamos buscar uma solução negociada para a volta aos trabalhos, aos serviços normalizados, mas, principalmente, para o atendimento da demanda desses trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do Brasil afora.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2011 - Página 46187