Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de recebimento do prêmio de gestão escolar à Escola Estadual do Gurupi, no Tocantins.

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro de recebimento do prêmio de gestão escolar à Escola Estadual do Gurupi, no Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2011 - Página 46190
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ESCOLA PUBLICA, MUNICIPIO, GURUPI (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), MOTIVO, RECEBIMENTO, PREMIO.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PR - TO. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, eu queria aproveitar este momento, neste espaço da votação, para fazer um registro que considero muito importante.

            Assisti ontem, segunda-feira, no Jornal Nacional, à escolha da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi, no Tocantins, como Escola Referência Brasil do Prêmio Gestão Escolar.

            Então, para nós, do meu querido e jovem Estado do Tocantins, é motivo de muito orgulho. Eu quero aqui, portanto, continuar lendo a nota que fiz.

            A escolha foi realizada em Recife, onde também está acontecendo a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

            A diretora da Escola, Profª Adriana Aguiar, é uma guerreira, professora incansável, que busca não apenas a melhor gestão, mas se preocupa com a realidade onde a escola está localizada.

            O Município de Gurupi - que, por sinal, tem o Prefeito do meu Partido, o PR, o Prefeito Abdalla -, com 80 mil habitantes, está situado no centro-sul do Estado do Tocantins. Além do Tocantins, concorreram ao título instituições de ensino dos Estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima, Santa Catarina. Votaram cem educadores de escolas e instituições de ensino de todo o País.

            A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi, Srª Presidenta, atende 288 estudantes de ensino fundamental e de educação infantil. O corpo docente conta com 11 professores. A escola foi fundada em 1973. Embora localizada na área central e comercial do Município de Gurupi, a clientela é formada por jovens oriundos de outros bairros, a maioria de baixa renda, que vivem em situação de risco.

            Considerando a realidade dos alunos, a escola, sob a gestão da Profª Adriana, tem implementado um currículo baseado em projetos e atividades extracurriculares voltados para a comunidade. Possui uma equipe pedagógica que, desde 2008, quase não muda - mantém os mesmos professores. Também tem poucas transferências de alunos.

            Recentemente, a escola alcançou índice zero de evasão escolar.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador, permita-me interrompê-lo.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PR - TO) - Já estou concluindo, Srª Presidenta.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Peço às Srªs Senadoras e aos Srs. Senadores que estão nas Comissões ou nos gabinetes ou em reuniões que venham votar, porque vamos encerrar a votação. Já há 42 votantes. Quando houver 50, vamos encerrar a votação.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PR - TO) - Em um minuto, eu concluo, Srª Presidenta.

            O resultado foi alcançado a partir do controle de frequência dos alunos, por meio de ações diversas, como monitoramento diário, visitas domiciliares, encontros entre alunos e ex-alunos, atendimentos individuais e coletivos.

            Por sua vez, o índice de satisfação dos pais, alunos, professores e demais servidores são diagnosticados semestralmente por meio de instrumento sistematizado.

            Apesar de ser do governo estadual, a escola tem ajuda financeira da comunidade. No processo de capacitação de recursos, a escola promove atividades diversas, como festa junina, festa à fantasia, festa de professores (patrocinada pelos comerciantes do Município) e campanhas beneficentes.

            A prestação de contas da gestão dos recursos financeiros é apresentada à comunidade escolar por meio de livro da Associação de Pais e Mestres, mural e livros de ata. O prêmio de R$30 mil que a escola recebeu também vai para esse fundo, Srª Presidenta.

            A escola, o Município, a Secretaria Estadual e, especialmente, a Profª Adriana Aguiar estão de parabéns.

            O Governo do Estado do Tocantins, o Secretário de Educação do nosso Estado e todos nós, Srª Presidenta, estamos muito orgulhosos por esse prêmio, já que o Tocantins é o mais jovem Estado da Federação Brasileira e já mostra sua força, sua pujança na educação, sobretudo no ensino fundamental.

            O Brasil inteiro ontem presenciou esse acontecimento, e eu não poderia deixar de registrar aqui esse fato, que, para nós, é muito importante.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Realmente, Senador, esse é um prêmio muito bonito, e eu parabenizo o Estado de V. Exª.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PR - TO) - Obrigado, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2011 - Página 46190