Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Comemoração do Dia Internacional da Mulher e a entregar, às agraciadas, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Dia Internacional da Mulher e a entregar, às agraciadas, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
Publicação
Publicação no DCN de 14/03/2012 - Página 550
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MULHER, ENTREGA, DIPLOMA, CIDADANIA.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, LUTA, MULHER, REFERENCIA, BUSCA, IGUALDADE.

            O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadoras e Senadores, Srªs Agraciadas com o Diploma Bertha Lutz e demais pessoas que nos assistem, no dia de hoje, treze de março de 2012, o Senado Federal presta uma justa homenagem às mulheres que lideraram a busca por uma sociedade mais igualitária, com destaque para as questões de gênero.

            Assim, foram agraciadas a Presidenta Dilma Rousseff, a Professora Ana Aline Costa, a Senadora Eunice Michilis Malty, a ativista política Maria Prestes e a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin.

            Cada uma delas, a seu modo, lutou e verdadeiramente promoveu a diminuição das desigualdades de gênero. Nesse sentido, essas mulheres, de fato, aproximaram ainda mais o Brasil do ideal democrático de redução das desigualdades sociais.

            Srªs e Srs., indiscutivelmente, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, vai além de uma justa homenagem do Senado às mulheres que marcaram sua atuação em favor dos ideais de igualdade e justiça democrática.

            O Diploma, além de tudo, é mesmo uma simbologia que reafirma o compromisso do Senado Federal com essa dinâmica que prega, respeita e cumpre os princípios constitucionais de igualdade, e, sobretudo nesse caso, de igualdade de gênero.

            Sr. Presidente, recordo que, as mulheres representam a maioria da população e do eleitorado brasileiro.

            No entanto, elas ainda não alcançaram igual representação nas instâncias políticas. Por exemplo, nesta legislatura, elas compõem pouco mais de dez por cento do Senado.

            Isso significa que existem muitas oportunidades de ampliação dos espaços políticos de atuação das mulheres.

            No caso do PMDB, por exemplo, partido que muito me honra liderar no Senado, não tenho dúvidas de que a presença feminina tem engrandecido muito e continuará a engrandecer o debate político nacional, com efeitos positivos para a própria democracia.

            No que depender do Líder do PMDB no Senado, consolidaremos verdadeiramente esses espaços da mulher na política, fortalecendo a noção de representação feminina nas arenas discursivas.

            Não podemos esquecer ainda que o Diploma concedido pelo Senado Federal reafirma também a responsabilidade dos senadores na superação dos impasses que ainda dificultam a igualdade de gênero no Brasil.

            Apenas para ilustrar, senhor Presidente, dois terços dos trabalhadores informais são mulheres! E isso precisa ser combatido com políticas públicas eficientes, capazes de trazer para o mercado formal esse enorme contingente feminino.

            Assim, apresento as minhas felicitações às homenageadas e, congratulando-me com elas, coloco-me como aliado de primeira hora para continuarmos construindo, aqui no Senado e no Congresso nacional, os caminhos políticos que tenhamos um Brasil mais justo e democrático para a mulher brasileira.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 14/03/2012 - Página 550